sexta-feira, 12 de abril de 2013

Pesquisadores substituem senhas por ondas cerebrais

Pesquisadores da Universidade de Berkeley criaram um tipo de tecnologia que pode aposentar as senhas que nos acostumamos a usar em basicamente tudo na vida digital. A pesquisa torna o funcionamento do cérebro de uma pessoa em algo similar a uma identidade biométrica, como a impressão digital e a íris.
Tecnologia é capaz de determinar a identidade de um usuário a partir dos padrões de funcionamento do seu cérebro (Foto: Reprodução)Tecnologia é capaz de determinar a identidade de um usuário a partir dos padrões de funcionamento do seu cérebro (Foto: Reprodução)
Assim como diversas características físicas dos nossos corpos, os padrões de ondas produzidas pelo funcionamento do cérebro de uma pessoa são únicos. O uso desse tipo de assinatura neural foi adaptado pelos cientistas, que criaram um sistema que usa os padrões gerados pela mente do usuário como critério na hora de dar acesso a algum recurso. Em outras palavras, o pensamento acaba virando uma senha.
Para funcionar, o sistema usa um tipo de headset, que é, na verdade, um aparelho de eletroencéfalograma, apenas mais simples do que as complexas - e caras - unidades usadas em centros de diagnóstico de grandes hospitais. O aparelho criado em Berkeley conta com um eletrodo, que monitora os padrões das ondas cerebrais em tempo real. Através de Bluetooth, o sistema se conecta a um computador. Caso os padrões neurais condigam com a identidade do usuário, a máquina permite o acesso.
Ao custo de apenas US$ 100 (aproximadamente R$ 200), o aparelho que lê as ondas cerebrais faz da tecnologia algo possível a curto prazo. Contudo, alguns pontos precisam ser aprimorados: o uso do headset para fazer um simples login, por exemplo, não é a solução ideal. Há, também, questões relacionadas com o nível de precisão do sistema, que necessita ser melhorado, embora, hoje, atinja 99% na hora de determinar a identidade de um usuário a partir das suas ondas cerebrais.
No futuro, um celular poderá ser capaz de perscrutar pensamentos, usando sensores em fones de ouvido, por exemplo, para determinar se o usuário é ele mesmo, dando acesso ao sistema do aparelho, bem como aos logins em redes sociais e serviços diversos na internet. Outros usos da tecnologia podem fazer com que credenciais corporativas sejam legadas aos funcionários de uma empresa a partir do seu padrão de pensamentos.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Hoje é normal você encontrar bem próximo de você aparelhos de ondas cerebrais, qualquer aparelho que mede estas ondas pode comprovar a existência delas. Sabemos que com o uso destas ondas cerebrais muitas coisas vão ter que mudar. O problema não é as ondas cerebrais e sim quem comanda essas ondas, pois pode haver abuso e causar danos irreversíveis ao cérebro ou prejuízos gigantescos em várias áreas. A tecnologia tem desafios para serem superados e um deles são as ondas cerebrais. O invisível hoje é percebido através de barulhos, pois as ondas cerebrais para um bom funcionamento eles tem que usar estas técnicas, mas a cada novo dia estes equipamentos vão ficar mais baratos e serão se já não são usados por muitos de forma avançada, com isto teremos pessoas que receberão mensagens prontas e manipuladas e o que é gravado nos cérebros dessas pessoas podem transformar o ser humano em uma máquina com raciocínio programado por quem usa estas ondas cerebrais, sem contar que basta ter um pouco de excesso dela que podem levar o ser humano a morte, pois tudo que em excesso é prejudicial e como o cérebro é muito sensível não suportaria ondas cerebrais a mais, então se você tiver algum formigamento no cérebro, acordar ou observar que seus pelos estão levantados, seu cabelo está todo arrepiado, determinadas camisas que você veste dá foguinho a mais com a energia estática, com certeza existe a possibilidade muito grande de ter alguém próximo de você usando estes equipamentos, hoje digo perto de você, mas quanto mais dinheiro a pessoa tiver e puder investir mais longe ela vai poder estar usando esta sondas cerebrais. Ondas Cerebrais, hoje é conhecida de todos e você que gosta de ficar bem informado aproveita e copia e cola e mostra o que você aprendeu para os outros.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. As ondas cerebrais são tão poderosas que podem dar choque numa pessoa sem encostar nela, choque numa potência que você ficaria assutado se soubesse a intensidade dela. Ondas Cerebrais são invisíveis e nas mãos erradas vai muito além do que o ser humano pode imaginar, por isso a necessidade sempre de criar equipes especializadas para saber onde elas estão e o que estão fazendo. Criem programas de computador gratuito que poderão ser baixados para detctar essas ondas, pois só prevenindo é que se vaii conseguir ter controle. Nestes programs de computador eles irão localizar as ondas e mostrar no visor do programa qual distância aproximada e a intensidade que a onda está. Pare de ler esta mensagem, cria logo este programa, pois daqui a pouco estarão lendo seu pensamento e se você não tiver um chumbo bem isolante talvez não deixaram você distribuir estes programas preventivos.

    ResponderExcluir