segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sete a cada 10 conexões 3G são ativadas sem o conhecimento do usuário

Já teve os créditos do seu celular torrados por causa do 3G ativado acidentalmente? De acordo com uma nova pesquisa da Actix, que analisa as redes móveis, sete a cada 10 conexões de Internet são ativadas sem o consentimento dos donos dos smartphones. A pesquisa foi realizada com oito operadoras nos quatro continentes: América, Ásia, África e Oceania.
Facebook Home pode ser o novo smartphone da rede social (Foto: Allan Melo/TechTudo)Celulares se conectam ao 3G sem que o usuário saiba (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Segundo a Actix, Entre 80% e 85% das conexões de rádio são responsáveis pelos acessos de baixa qualidade dos vídeos em redes móveis. Os smartphones com 3G passam 85% transmitindo dados e somente 10% deles é por voz. Já as redes 4G (LTE) são de melhor qualidade, mas o desafio para o setor, segundo a pesquisa, é lidar com o tráfego de dados quando essas redes também estiverem sobrecarregadas.
As diferenças do uso do 3G entre as marcas
Os usuários de iPhone, da Apple, e dos dispositivos iOS consomem cerca de 30% a mais dados totais e a cada acesso se comparado aos clientes com smartphone Android. Os donos do BlackBerry, por sua vez, usam 50% a menos do que quem tem o sistema operacional do Google.
A pesquisa revelou ainda que, se todos os usuários do BlackBerry migrassem pro Android ou pro iOS, o tráfego de dados 3G aumentaria em 20%. Com novos lançamentos e possíveis novos clientes, a tendência é que isso aconteça, diz a Actix.
O uso de 3G entre os aparelhos
A Actix afirma que tablets são mais afetados por problemas de desempenho do 3G do que celulares comuns.  A quantia de tablets também é minúscula se comparada com a de smartphones, embora cerca de 115 milhões de dispositivos tenham sido vendidos, de acordo com a Forrester Research.
As operadoras afirmam que 80% do acesso de dados por redes 3G é feito por smartphones no levantamento. Por esse motivo, os celulares básicos estão perdendo espaço. Esses smartphones fazem entre 3 e 10 conexões 3G por hora, mas 70% dessas ativações ocorrem sem consentimento do usuário.

Lugares e horários de pico
As redes 3G ainda são mais usadas ao ar livre, fora de casa ou de locais internos, mas o uso dentro de cômodos está ganhando novos usuários de voz e dados, além de já existirem muitas áreas congestionadas pelo uso indoor.
Pela pesquisa, o uso de dados cai em até 50% quando os usuários entram em casa. O uso de mídias sociais é maior em áreas turísticas das cidades pesquisadas, onde as conexões de dados são mais movimentadas entre as 20h e as 21h.

O estudo também concluiu que 15% das localidades são responsáveis por 85% de todos os problemas da experiência do cliente, como lentidões e transmissão fraca de conexão com a Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário