quinta-feira, 4 de abril de 2013

Asus lança versão compacta e eficiente da Geforce GTX 670

A Asus abriu os olhos para o mercado dos HTPCs com uma nova versão da Geforce GTX 670. Extremamente compacta, a placa cabe nos minúsculos gabinetes mini ITX, destinados a quem quer um gabinete compacto para colocar na sala de estar e ligá-lo a um televisor.
Asus garante ter conseguido excelente performance térmica na sua versão reduzida da GTX 670 (Foto: Divulgação)Asus garante ter conseguido excelente performance térmica na sua versão reduzida da GTX 670 (Foto: Divulgação)
Com apenas 17 cm de comprimento (o modelo de referência da Nvidia para a GTX 670 tem 24 cm), a placa compacta pode se transformar num excelente upgrade no HTPC. Com hardware qualificado, a GTX 670 tem capacidade mais que suficiente para reproduzir vídeo em Full HD e conteúdos 3D.

E, claro, pode rodar jogos com facilidade, afinal a placa carrega uma GPU Kepler com 980 MHz de clock máximo, 1344 núcleos CUDA, interface de 256 bits entre processador gráfico e memória, que alcança os 2 GB no padrão GDDR5.
Há um bom motivo para que, normalmente, placas gráficas sejam grandes: isso tende a facilitar e simplificar o design dos dissipadores de calor: quanto mais área de contato da placa, mais calor é liberado para o ambiente em menos tempo. Mesmo espremendo o mais que pôde a GTX 670, a Nvidia garante que a eficiência térmica do componente não ficou comprometida.
Pelo contrário, a fabricante asiática afirma que, no final das contas, sua compacta versão da GTX 670 tem performance térmica que chega a ser 20% melhor do que as placas de referência da Nvidia. Como menos calor dissipado significa menos energia desperdiçada, não será estranho se usuários de desktops grandes comecem a olhar com carinho para as placas de vídeo mini ITX. A Asus não falou sobre preços da placa no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário