sexta-feira, 12 de abril de 2013

Sistema brasileiro será usado para monitorar florestas ao redor do mundo

Um projeto chamado Global Forest Watch 2.0 (GFW) utilizará um sistema desenvolvido no Brasil para monitorar em tempo real o desmatamento de florestas em todo o mundo. Após alguns anos, entre as fases de projeto e desenvolvimento, o sistema entrará em funcionamento em maio de 2013.
O Global Forest Watch 2.0 monitora florestas em tempo real (Foto: Reprodução/The Verge)O Global Forest Watch 2.0 monitora florestas em tempo real (Foto: Reprodução/The Verge)
O World Resources Institute é o responsável pelo projeto, que consiste em um robusto sistema de monitoramento em tempo real de florestas capaz de unificar tecnologias de satélite, compartilhamento de dados e informações ao redor do mundo na luta contra o desmatamento. O GFW utiliza imagens do Landsat 8, o recém-lançado satélite da Nasa. Além disso, o sistema brasileiro Imazon é responsável por analisar cada pixel das imagens capturadas e avaliar as alterações minuto a minuto.

E não é só isso. Um grande conjunto de tecnologias será empregado para compor o sistema. Dentre elas, pode-se citar a computação na nuvem, utilizada para processar e interpretar grandes volumes de dados. Neste ponto, a equipe do Google Earth vai auxiliar o GFW para otimizar o processo de acesso às informações.
Além disso, conexões de internet de alta velocidade devem facilitar o envio de imagens de todas as partes do mundo, como América do Norte e Europa. Outra importante ferramenta é o crowdsourcing, nome dado à ação de pessoas que se unem para ajudar com o fornecimento de dados para a plataforma. Através de simples interfaces web, será possível compartilhar informações sobre as florestas ao redor do mundo.
O GFW será lançado no próximo mês, porém sem uma data precisa para o início das atividades. Segundo o Subsecretário-Geral das Nações Unidas, Wu Hongbo, o sistema não poderia chegar em momento mais crítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário