quinta-feira, 27 de junho de 2013

Telecom coreana lança LTE-Advanced; veja a diferença para o nosso 4G Plus

A Korea Telecom apresentou na noite da última terça-feira (25) a primeira rede LTE-Advanced (4G avançado) do mundo. A nova banda móvel pode atingir taxas de transmissão de até 150 MB por segundo, sendo mais de 10 vezes mais rápido que o 4G Plus brasileiro, que tem picos de até 12 MB por segundo.
Galaxy S4 é compatível com a rede 4G brasileira (Foto: Allan Melo/TechTudo)LTE-Advance é a nova versão do 4G, mais de dez vezes mais rápida (Foto: Allan Melo/TechTudo)
A operadora sul-coreana explicou que tal velocidade de transmissão pôde ser alcançada graças à tecnologia Carrier Agregation, que agrupa duas bandas de frequência, dobrando sua capacidade de transmissão. A companhia espera ainda redobrar esta capacidade até 2015, alcançando taxas de 300 MB por segundo. No entanto, a Coréia de Sul é o único país a oferecer o LTE-Advanced, na capital Seoul e em mais 42 municípios, por enquanto.

O 4G Plus, como é chamada a rede LTE brasileira, iniciou sua operação em 30 de abril, mas apenas nas cidades-sede de jogos da Copa das Confederações e é motivo de controvérsia. A banda larga móvel brasileira trabalha na faixa de 2,5 GHz, que é utilizada em apenas 27 países, enquanto o resto mundo utiliza a frequência de 700 MHz, que possui melhor penetração em prédios e casas, além de ter o alcance mais amplo. A faixa de 700 MHz ainda é utilizada no Brasil para transmissão do sinal analógico de televisão, impedindo seu uso para o 4G pelo menos até 2016.
A Samsung se antecipou aos concorrentes e apresentou, na mesma noite, o Galaxy S4 LTE-A, uma versão do top de linha da empresa com o processador Snapdragon 800 e conectividade LTE-Advanced. O modelo chega ao mercado sul-coreano em julho, e aos demais países que receberão a tecnologia até dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário