segunda-feira, 24 de junho de 2013

Entenda que são drivers, para que servem e como instalá-los

Drivers são programas responsáveis pela comunicação entre o sistema operacional de computador e o hardware conectado a ele. Este hardware pode ser uma impressora, um mouse, placas de vídeo e rede, caixas de som, monitor, pen drives etc. Já a plataforma deve ser o Windows, Linux, MS-DOS, Unix, FreeBSD, OS X, entre outros.
Drivers no Windows 8 (Foto: Reprodução/Tablet Reviews)Drivers no Windows 8 (Foto: Reprodução/Tablet Reviews)
É através dos drivers que o sistema operacional recebe as instruções, processa-as e, a partir de então, começa a "conversar" com o periférico. Tomemos com exemplo uma impressora: ao instalar o programa, a plataforma passa a saber, por exemplo, em qual porta ela se localiza, se está ou não ligada, se possui papel, de que forma os dados a serem impressos chegarão, se a impressão é em preto ou colorida, entre outras informações.
Drivers embutidos
Na maioria dos sistemas operacionais modernos, entretanto, muitos aparelhos sequer requerem a instalação de um driver para funcionar. Boa parte dos periféricos atuais são suportados nativamente. Nesses casos, são usados softwares que já vêm embutidos no sistema.
A Microsoft, por exemplo, inclui muitos drivers na própria instalação do sistema. Como o Windows é a plataforma mais utilizada, a empresa busca facilitar a vida de seus clientes, disponibilizando o máximo possível de hardwares compatível e suportado nativamente.
Como instalar
Instalando driver (Foto: Reprodução/Helito Bijora) (Foto: Instalando driver (Foto: Reprodução/Helito Bijora))Instalando driver (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
No Windows e no Mac, instalar um driver normalmente se resume a pegar o CD que vem com o equipamento, colocá-lo na unidade do computador e executar um programa de instalação. O procedimento não é muito diferente da instalação de um programa. Já no Linux e seus derivados, o processo pode ser um pouco mais complicado, ainda que o sistema, atualmente, já venha com um suporte nativo a muitos periféricos.
O que fazer se perder o CD?
Caso o usuário não tenha o disco de instalação do equipamento que deseja usar, é possível baixar uma copia do driver ou seu instalador a partir do site do fabricante. Identifique o modelo, entre na página e procure na opção “Suporte”, “Support”, “Download”, “Drivers” ou qualquer outro nome relacionado a suporte e instalação de produtos.

Se não encontrar, ligue para o fabricante e informe-se. É obrigação deles fornecer este programa. Depois, é só baixar o instalador ou pacote de driver e, caso seja necessário, descompactá-lo.
Caso haja dificuldade em identificar o periférico, é possível usar programas como o AIDA64 e diversos outros utilitários para fazer essa tarefa. Depois, basta acessar o site do fabricante e procurar. Se preferir, use ferramentas como o MyDrivers, que além de identificar, baixam os drivers automaticamente e ainda os mantêm atualizados.
Como é possível notar, drivers são essenciais para o bom uso dos computadores e já não são mais algo tão complicado como foram no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário