segunda-feira, 24 de junho de 2013

Por que as Smart TVs travam e o que fazer nessas situações?

Por conta das diversas funcionalidades das Smart TVs, os aparelhos se popularizaram entre os consumidores. As televisões inteligentes oferecem novas ferramentas, como o acesso à Internet, aplicativos, reconhecimento de movimentos e voz, por exemplo.
Mas se a imagem exibida pela sua Smart TV  está com algum tipo de problema técnico, confira alguns reparos que o próprio usuário pode fazer, antes de precisar recorrer à assistência técnica.


Memória cheia é o principal motivo por travamentos em Smart TVs (Foto: Reprodução/Leonardo Martins Rodrigues)Memória cheia é o principal motivo por travamentos em Smart TVs (Foto: Reprodução/Leonardo Martins Rodrigues)
Para suportar todas as novidades incluídas nessa geração de TVs, os aparelhos necessitam ter características semelhantes aos computadores. Ou seja, o hardware deve conter um bom processador, memória e, em alguns casos, até mesmo dispositivo de armazenamento. Além disso, é necessário um software específico e bem desenvolvido para lidar com todas as funções. O funcionamento é similar aos dos computadores. Em algum momento o software utilizado para controlar a TV pode falhar por algum erro em sua programação. Porém, o erro mais comum é “estouro de memória”.
O termo é utilizado quando a memória da TV está completamente ocupada. O estouro de memória pode ocorrer, por exemplo, quando você está carregando um vídeo muito longo pelo YouTube ou quando algum aplicativo utiliza de forma exagerada a memória. Então, chega o momento em que a TV “congela”, trava. Mas existem alguns procedimentos que você pode realizar para tentar acabar com esse problema.

Quando a sua Smart TV trava, provavelmente, você não conseguirá desligá-la da forma tradicional, pelo controle remoto ou diretamente na TV. Neste caso, a solução é desligar o aparelho diretamente da energia elétrica. Ao religá-la, é possível que a Smart TV volte a funcionar normalmente, mas o problema poderá ocorrer novamente quando você utilizar algum recurso que utilize toda a memória.
Outra sugestão que pode resolver o problema de travamento das Smart TVs é a atualização de firmware. Basicamente, o firmware é o dispositivo que comanda as operações básicas de inicialização e operação da TV. É muito comum as empresas lançarem novas versões de firmware, justamente para corrigir erros que ocorrem durante o funcionamento da Smart TV. Por esse motivo, fique de olho na página de suporte da fabricante de sua TV. Verifique se existem atualizações de firmware para o seu aparelho e leia as instruções do fabricante para instalar uma nova versão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário