quarta-feira, 19 de junho de 2013

AMD sai da zona de conforto e anuncia seu primeiro chip ARM

Decidida a abandonar sua zona de conforto na produção de processadores com arquitetura x86, a AMD anunciou que está desenvolvendo um chip ARM. O hardware deve se chamar Seattle e seu lançamento está programado para o segundo semestre de 2014.
Novo processador da AMD com suporte à ARM será lançado em 2014 (foto: Divulgação)Novo processador da AMD com suporte à ARM será lançado em 2014 (foto: Divulgação)
O chip terá suporte para o Cortex-A57 de 64 bits da ARM, em configurações tanto em oito ou 16 núcleos, com clock mínimo de 2GHz. Este design dá ao hardware o potencial de funcionar com performance quatro vezes superior aos processadores Opteron X. Além disso, ele terá suporte à DRAM de 128 GB, offload extensivo para incrementar a eficiência energética, redução do loading do CPU e calibragem de servidor encriptada.
A AMD planeja usar o Seattle contra o Atom, da rival Intel, ao mesmo tempo que continua a vender seus próprios chips x86 para equipamentos com maior necessidade de energia. A estratégia da empresa é produzir tecnologias que atendam às necessidades de data centers e computação na nuvem. “Queremos nos diferenciar usando nosso IP para construir processadores para servidores que sejam capazer de diminuir o custo total de manter servidores”, explicou o gerente geral de negócios de servidores da AMD, Andrew Feldman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário