quarta-feira, 12 de junho de 2013

Entenda a diferença entre Páginas e Grupos do Facebook

Os usuários do Facebook podem interagir de diferentes formas. A mais básica - e mais usada - é por meio do próprio perfil pessoal, que permite conectar-se com amigos, parentes e outros contatos, além da troca de mensagens, arquivos e informações com eles.
A rede social, entretanto, apresenta mecanismos mais específicos, que podem funcionar melhor de acordo com o tipo de comunicação que você procura. Por exemplo, uma figura pública certamente terá mais de cinco mil membros que desejam acompanhar as suas publicações, sendo mais funcional a criação de uma Página para que as pessoas possam segui-la. Já para reunir usuários do Facebook que, não são necessariamente amigos, mas querem discutir sobre um assunto de forma mais privada, os Grupos podem ser uma boa saída.


Página do TechTudo no Facebook é um exemplo de comunicação para várias pessoas (foto: Reprodução/João Kurtz)Página do TechTudo no Facebook é um exemplo de comunicação para várias pessoas (Foto: Reprodução/João Kurtz)
 O primeiro passo é entender as diferenças entre os dois formatos. As Páginas foram criadas pelo Facebook para facilitar o contato do público com marcas ou artistas de forma mais abrangentes que os perfis pessoais. Já os Grupos são voltados para discussões privadas e – por definição – a um número pequeno de pessoas.

A funcionalidade das plataformas também é diferente. Enquanto ambas possuem administradores, nas Páginas seus nomes são mantidos ocultos, por que se supõe que elas próprias representem outras entidades. A página de um artista, por exemplo, pode ser gerenciada por várias pessoas diferentes que não querem ou não precisam ser identificadas. Todo o conteúdo do mural da página é publicado em nome dela mesma.
Já os Grupos funcionam de forma um pouco diferente. Neles, os administradores são conhecidos e suas publicações são feitas no próprio nome. Ao contrário das Páginas, que são incentivadas a ter o maior número de fãs possível, os Grupos perdem funcionalidades quando o número de pessoas é muito grande – e-mails em massa, por exemplo, são bloqueados após 5 mil membros.
Grupos permitem controle maior sobre membros, mas são destinados para número menor de pessoas (foto: Reprodução/João Kurtz)Grupos permitem controle maior sobre membros, mas são destinados para número menor de pessoas (Foto: Reprodução/João Kurtz)
A primeira pergunta que você deve fazer quando decide criar um Grupo ou Página é saber o tipo de comunicação pretendida. Se for algo para o grande público, onde se almeja interagir com um número crescente de pessoas, é aconselhável criar uma Página. Já se sua intenção é entrar em contato com um número limitado de pessoas para tratar de assuntos pessoais, o ideal é um Grupo.
Não se esqueça que as duas plataformas possuem funcionalidades quase idênticas, como mural, álbum de fotos e um nível semelhante de moderação. Os Grupos, entretanto, oferecem mais controle para seus participantes, sendo possível aprovar ou não a entrada de um novo membro. Nas Páginas, isto não ocorre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário