segunda-feira, 28 de maio de 2012

Toshiba inicia a sua retirada do mercado de netbooks

A Toshiba iniciou o processo de retirada dos seus netbooks do mercado. Além de não mais lançar novos produtos, os modelos atuais não terão os estoques desse repostos nos mercados onde o estoque está no fim.
Netbooks da Toshiba deixarão de ser vendidos nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)Netbooks da Toshiba deixarão de ser vendidos nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)
O Estados Unidos foi o primeiro a ter os seus modelos retirados do mercado. Os demais mercados internacionais acompanharão a mesma iniciativa nos próximos meses. A Toshiba vai seguir os mesmos passos da Dell, que também abandonou os netbooks para investir nos ultrabooks. A aposta é justificada pela queda constante de preços desses novos portáteis, e porque os modelos com telas de 11 polegadas são perfeitos para substituir os netbooks no quesito mobilidade.
saiba mais
No começo de 2012, a Toshiba chegou a mencionar um futuro lançamento de netbook, o modelo NB510, com processador Atom N2600 Cedar Trail. Porém, com a queda de preço dos ultrabooks, a fabricante japonesa resolveu mudar a sua perspectiva. De fato, com o passar do tempo, não fará mais sentido comprar um netbook quando um ultrabook custará apenas um pouco a mais no seu valor final, oferecendo a mesma portabilidade, mas com desempenho melhor.
Por outro lado, fica a expectativa que os preços oferecidos pelos ultrabooks caiam ainda mais. Hoje é possível encontrar alguns modelos de ultraportáteis com um preço inicial de US$ 800 (cerca de R$ 1600), e em alguns casos específicos, um pouco menos. Mas o objetivo da Intel e de outros fabricantes é que esses valores sejam ainda menores.
Até o momento, não há nenhum pronunciamento oficial da divisão nacional da Toshiba, o que leva a crer que os netbooks da empresa continuam a ser distribuídos no Brasil, por enquanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário