terça-feira, 29 de maio de 2012

ASUS anuncia seu primeiro modelo de placa-mãe com Thunderbolt

A chegada da interface Thunderbolt aos PCs é uma das marcas da atual geração de chipsets e a ASUS apresentou sua primeira placa-mãe capaz de gerenciar o recurso. A P8Z77-V Premium vem calçada com o chipset Z77, que entre outros recursos, oferece o pleno suporte à tecnologia Thunderbolt, criada pela Intel e Apple como alternativa ao USB e o PCIe.
Placa é a primeira da Asus a conversar com a interface Thunderbolt da Intel (Foto: Reprodução)Placa é a primeira da Asus a conversar com a interface Thunderbolt da Intel (Foto: Reprodução)
Além de oferecer conexão para as portas, a placa é capaz de rodar os novos processadores Ivy Bridge no soquete LGA1155. A nova Asus traz também quatro slots para memória RAM, padrão DDR3 e, levando-se em conta as limitações do chipset e dos processadores, pode rodar um máximo de 32 GB de RAM.
Usuários que investem em periféricos, especialmente em placas de vídeo, ficarão satisfeitos com os quatro slots PCIe x16, já no padrão 3.0. Há, ainda, dois outros slots PCIe 2.0 x1, disponíveis para hardware menos comum, uma vez que a conectividade com Bluetooth 4.0 e Wi-Fi são embutidas na placa através de controladores independentes.
Em termos de suporte a armazenamento, a placa conta com seis saídas para HDs e SSDs SATA de 6 Gbps, três SATA 3 Gbps e uma interface mini SATA de 3 Gbps, que serve para criar a ponte entre o sistema e o pequeno SSD embutido de 32 GB na placa. O SSD é usado para cacheamento do sistema e aceleração do desempenho, o que significa que o usuário não pode dispor deste espaço para guardar arquivos.
Placa oferece excelente gama de recursos para o mercado mid-end (Foto: Reprodução)Oferece excelente gama de recursos para o mercado mid-end (Foto: Reprodução)
O painel traseiro mostra dois conectores Ethernet, uma saída DisplayPort, uma HDMI e uma porta Thunderbolt que rivaliza com as doze saídas USB (seis de terceira geração e as demais, segunda geração). A Asus não informou os preços e a placa deve entrar em comercialização ainda em junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário