terça-feira, 15 de maio de 2012

Fonte de alimentação: O componente mais importante do seu PC






Hoje vamos falar de um componente de um PC muito esquecido pela maioria dos usuários: Fonte de alimentação. Quando se fala em qualidade em um computador, geralmente, os dados mais relevantes são quanto de memória RAM tem no PC, ou o modelo do processador, placa de vídeo, sistema operacional, etc. Porém, a fonte de alimentação é, sem dúvidas, mais importante que qualquer hardware ou software.
Para quem não conhece a fundo sobre as fontes de alimentação, com certeza estará me chamando de louco agora, rs. Então vamos entender melhor o que é uma fonte de alimentação e sua importância:
A fonte de alimentação nada mais é que um “conversor” de toda a energia que a sua tomada envia para seu computador, sua tarefa é, basicamente, converter e depois dividir a energia entre todos os componentes (placa mãe, placa de vídeo, processador, disco rígido, etc). Essa conversão não é tão simples, um fonte contém alguns componentes mínimos para realizar esse processo:
  • Transformador: Responsável para ajustar a tensão para o valor ideal para seu PC
  • Circuito retificador: Responsável para transformar um sinal de corrente alternada (energia da tomada de sua casa) para corrente contínua (energia para, geralmente, aparelhos eletrônicos)
  • Regulador de tensão: Responsável pela regulagem da tensão de saída de um circuito elétrico
  • Filtro capacitivo: Responsável pela redução da tensão
Componentes internos da Corsair CX430

Como puderam ver, uma fonte tem vários componentes que ajustam a energia para que ela seja distribuída em seu computador, existem muito mais componentes em uma fonte, assim como mais funções para ela, porém vamos deixar para aprofundar em assunto técnicos em uma nova postagem, nessa queremos explicar somente a importância de uma fonte de alimentação.
Fonte de alimentação: Corsair CX430Já deu para perceber que sem a fonte, seu computador não liga. Mas aí vocês perguntam: Ok, mas também sem uma placa mãe, por exemplo, o computador também não liga, e aí? A questão é que se não tomarmos as devidas precauções ao comprarmos uma fonte de alimentação para nosso computador, todas essas outras “peças” (hardwares) podem ser queimadas, ou seja, ela é que dá o “apoio” para todos os outros componentes.
Explicando melhor, isso acontece pois ao forçarmos nosso computador, seja editando vídeos em programas pesados ou editando imagens no Photoshop, por exemplo, a fonte de alimentação é responsável por fornecer a energia “limpa” (já convertida, em perfeito estado para o componente) necessária para o processador, para as memórias, para a placa de vídeo, funcionarem ao seu máximo. Se a fonte não der conta dos “pedidos” dos outros componentes e “sujar” (converter para uma tensão não adequada, por exemplo) a energia, ela irá, popularmente falando, queimar, podendo fazer o mesmo com os outros hardwares, caso receberem essa energia “suja”.
A questão é que 80% dos computadores vendidos em supermercados e em algumas lojas específicas em informática utilizam fontes genéricas, que são verdadeiras bombas, pois elas não são capazes de dar conta de toda a energia que os demais componentes precisam. Então, do que adianta termos um super máquina sendo que a fonte pode queimar tudo? Temos de dar a segurança para nosso computador, e é aí que uma boa fonte de alimentação entra.
Para saber o modelo de sua fonte de alimentação, abra a tampa lateral de seu gabinete e verifique no selo, geralmente na parte superior esquerda do gabinete, os dados técnicos e o modelo da fonte de alimentação.
Selo com dados da Corsair CX430

Na hora da compra, você deve pensar em quantos Watts seu computador consome, para saber entre no eXtreme que tem uma “calculadora”. Se seu PC consome 200 W, uma fonte de 350 W já é o suficiente, por exemplo. Utilize sempre esse exemplo como base.
Devemos verificar também se os Watts são reais, e outros diversos fatores. Recomendo que você leia esse artigo que explica mais em detalhes o que devemos saber na hora da compra: Como escolher uma fonte (com recomendações).
Caso ainda tiver dúvidas, comente com sua configuração que ajudaremos na escolha da fonte.
Um último detalhe que pode surgir algumas dúvidas é em relação ao estabilizadores,  que já adiantando, não é uma boa ideia utilizar, leia: Estabilizadores. Porque não é uma boa usá-los?.



Nenhum comentário:

Postar um comentário