quarta-feira, 23 de maio de 2012

Intel e Lenovo se juntam para produção de tablet com Windows 8

Primeiro dispositivo da companhia com novo sistema operacional da Microsoft terá processador com arquitetura x86

A Lenovo está trabalhando com a Intel para o próximo tablet ThinkPad, que terá como sistema operacional o Windows 8, de acordo com um executivo da fabricante chinesa.
O lançamento de um dispositivo com componente da Intel depende da chegada do sistema operacional da companhia de Remond, apontou o vice-presidente e gerente da unidade de negócios do ThinkPad, Dilip Bhatia. Ele, no entanto, não especificou uma data para a chegada do aparelho, enquanto que o Windows 8 deve ser lançado ainda este ano.
Chips baseados. em arquitetura x86, como os processadores feitos pela Intel, possuem diversas vantagens para os consumidores corporativos, que estão na mira da Lenovo e seus tablets ThinkPad, apontou Bhatia, pois “possuem compatibilidade com aplicações antigas”, programas já rodam nas versões atuais do Windows, sistema dominante no mercado de PCs.
No fim do ano, a Intel planeja lançar um chip para tablets com codinome Clover Trail, que está sendo desenvolvido para ter maior performance rodando o Windows 8; o alvo da Intel é a  empresa é a ARM, cujos processadores estão presentes na maioria dos tablets à venda no mercado, e para os quais a Microsoft já anunicou a disponibilidade do sistema operacional. O Windows, com recursos para telas sensíveis ao toque, chegará em três versões: Windows RT para a ARM e Windows 8 e Windows 8 Pro, para equipamentos com processadores x86.
Por causa de toda a história do Windows ao lado dos chips x86, surgiram dúvidas se os componentes ARM seriam capazes de fornecer compatibilidade para aplicações antigas do sistema operacional. O CEO da Intel, Paul Otellini, afirmou que aplicativos x86 mais antigos podem não funcionar no Windows para ARM, e que esses programas não poderão ser utilizados ou emulados no Windows RT.
A Lenovo foi a quarta maior fabricante de talets no primeiro trimestre deste ano, de acordo com o IDC, atrás da Apple, Samsung e Amazon. A multinacional chinesa é a segunda maior vendedora de PCs do mundo, graças ao crescimento das vendas na China e a expansão do canal de distribuição mundial da companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário