quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sete antivírus gratuitos para seu PC

Dá mesmo para proteger seu computador com um antivírus gratuito? Sim, desde que você escolha a opção certa. Nosso laboratório testou sete deles, veja quais são os melhores.

Você quer que seu software de segurança seja o mais perfeito possível. Afinal de contas, um único pedaço de malware que passe pelas defesas de seu PC pode ser o suficiente para causar danos inimagináveis. Mas você também não quer, ou não pode, gastar muito com medidas de segurança. E aí vem a pergunta: o quão bons são os antivírus gratuitos?
De acordo com nossos testes, alguns destes programas fazem um ótimo trabalho na hora de detectar, bloquear e remover malware. Mas outros não tem o que é necessário para realmente proteger sua máquina.
Neste comparativo buscamos a ajuda da AV-Test, um respeitado laboratório especializado no teste de software antivírus, para colocar vários produtos sob um microscópio. Em uma rigorosa bateria de testes a AV-Test analisou cada um deles para ver como se saem contra ameaças recentes e “criminosos conhecidos”, e o quão bons eles são na hora de eliminar uma infecção. Além disso o laboratório analisou o desempenho do sistema, para ver o quanto cada programa irá “pesar” no funcionamento de seu PC. Por fim, analisamos também se eles são fáceis de usar.
Leia também
» Saiba quais são os melhores antivírus pagos do mercado em 2012
O que vem no pacote?
A maioria dos softwares antivirus gratuitos é básica: são capazes de vasculhar o PC em busca de malware quando você quiser bem como de funcionar em segundo plano monitorando constantemente o sistema. Mas a maioria não inclui recursos comuns nos pacotes pagos, como firewall e opções para que os pais controlem o acesso dos filhos à internet. Uma exceção é o Comodo Internet Security Premium, que inclui um firewall.
O maior problema em adotar uma solução gratuita é que suas opções de suporte são limitadas. A maioria dos programas oferece aos usuários um fórum de discussão onde podem comentar eventuais problemas, mas não há suporte profissional. Mas há exceções: o Comodo Internet Security Premium inclui uma cópia do software GeekBuddy, que permite que você peça auxílio a um técnico da empresa para corrigir eventuais problemas que encontrar.
Qual software escolher?
O campeão foi um velho conhecido, o AVG Anti-Virus Free Edition 2012. Ele é rápido, eficaz ao bloquear ameaças desconhecidas e eficiente na hora de limpar uma máquina infectada. O Avast Free Antivirus 7 e o Panda Cloud Antivirus 1.5 ficaram em segundo e terceiro lugar. Saiba mais sobre cada um deles a seguir. Clique nas imagens para ampliá-las, e no nome de cada programa para ir direto ao site do fabricante.
1) AVG Anti-Virus Free 2012
O AVG Anti-Virus Free 2012 foi o vencedor em nosso comparativo de antivírus gratuitos, com um desempenho perfeito na hora de desabilitar malware. E ele também se saiu muito bem em praticamente todos os testes que executamos.
Nos testes de detecção de ameaças no mundo real, que avaliam o quão bem um antivírus consegue bloquear ameaças novas e desconhecidas, o AVG conseguiu bloquear 85.7% das amostras, empatando com o software da Panda. E ele detectou 98.7% das amostras de malware conhecido coletadas ao longo dos últimos quatro meses. É um bom resultado, mas um pouco aquém dos melhores que já vimos.
Mas o AVG foi insuperável na hora de desativar infecções por malware. Em nosso PC de testes ele detectou e desativou todo o software malicioso instalado, e em dois terços dos casos conseguiu remover da máquina todos os traços do malware.
freeav_avg-360px.jpg
AVG Anti-Virus Free 2012: o melhor entre os programas testados
O programa também é relativamente rápido na hora de varrer um PC em busca de ameaças. Quando pedimos para analisar um conjunto de 4.5 GB de dados (uma varredura “sob demanda”) ele completou a tarefa em 1 minuto e 35 segundos. É o terceiro melhor resultado neste comparativo, mas apenas 4 segundos atrás do primeiro colocado. A varredura “no acesso”, executada automaticamente sempre que um arquivo é aberto ou salvo, levou 4 minutos e 55 segundos para analisar o mesmo conjunto de dados, na média dos programas analisados.
Gosto da interface do AVG, embora as opções avançadas possam intimidar alguns usuários. Fora isto, se você procura proteção gratuita, sólida e rápida, pode contar com o AVG Anti-Virus Free Edition.
2) Avast Free Antivirus 7
O Avast Free Antivirus 7 ficou em segundo lugar em nosso comparativo. Ele se saiu bem na hora de proteger contra malware, tem uma interface versátil e completou rapidamente nossa bateria de testes.
Mas o programa foi o mais fraco na hora de bloquear ameaças desconhecidas no mundo real: ele pegou apenas 78.6% delas, um pouco acima da média, mas nada impressionante. Ele se saiu melhor ao lidar com ameaças conhecidas, detectando 99.1% de nossas amostras, o que é muito bom. Ele também se saiu bem na hora de limpar uma infecção, detectando todo o malware em nossa máquina de testes e desabilitando 93% dele, o segundo melhor resultado (empatado com o Microsoft Security Essentials). Em dois terços dos casos, o Avast conseguiu remover de nosso PC todos os traços de uma infecção.
O Avast não irá deixar seu PC muito mais lento: ele completou a varredura sob demanda em 1 minuto e 34 segundos, o melhor resultado do grupo, e a varredura no acesso em 4 minutos e 16 segundos, o terceiro melhor.
freeav_avast-360px.jpg
Avast Free Antivirus 7: rápido e eficaz na limpeza do PC
A interface do Avast é “carregada”, e usuários avançados irão encontrar muitas opções para ligar ou desligar. Apesar desta complexidade, ele é amigável o suficiente para não espantar mesmo os usuários menos técnicos.
3) Panda Cloud Antivirus
Se você acha que a instalação de um antivírus deveria ser a mais simples possível, então o Panda Cloud Antivirus 1.5 é o programa para você. Ele é bom ao bloquear malware, e sua interface extremamente fácil de usar é ótima para aquelas pessoas que não querem ficar fuçando em inúmeras opções.
O Panda bloqueou 85.7% do malware desconhecido, mesmo resultado do AVG. E se saiu melhor que o concorrente ao lidar com ameaças conhecidas, detectando 99.94% de nossas amostras.
Mas ele teve um desempenho apenas passável na hora de remover ameaças. Ele detectou todas as infeções em nosso PC de testes, mas só desabilitou 87% delas, o que está na média. Ele só conseguiu remover todos os traços de uma ameaça em 60% dos casos, o que também está na média.
freeav_panda-360px.jpg
Panda Cloud Antivirus 1.5: bom na deteção de ameaças, mas um tanto lento
O programa também não se saiu bem nos testes de desempenho. Ele deixou a cópia de arquivos através da rede consideravelmente mais lenta, e a velocidade de varredura está entre as menores que já vimos: ele completou o teste sob demanda em 6 minutos e 10 segundos, e o teste no acesso em 7 minutos e 25 segundos.
Mas se você valoriza mais a simplicidade do que a velocidade o Panda Cloud Antivirus, com seu bom desempenho na detecção de ameaças, ainda é uma boa opção.
4) Avira Free Antivirus
O Avira Free Antivirus 2012 é rápido e não irá assustá-lo com falsos positivos, mas também é pior do que a média na detecção de malware, e sua interface é complicada demais.
O programa bloqueou 70.4% das amostras de malware desconhecido em nosso teste no “mundo real”, abaixo da média dos outros programas testados. Ele também ficou para trás na hora da limpeza: embora tenha encontrado todas as infecções ativas em nosso sistema, conseguiu desabilitar apenas 80% delas, outro resultado abaixo da média.
Não sou um grande fã da interface do Avira. O painel que dá uma visão geral do programa é melhor que o da versão anterior, mas a interface ainda é técnica demais em alguns pontos. E ocasionalmente ela exibe propaganda.
freeav_avira-360px.jpg
Avira Free Antivirus: interface com propagandas, e proteção abaixo da média
Mas os resultados do Avira não foram de todo ruins. Ele detectou 99.7% do malware conhecido em nosso teste, e foi um de apenas dois programas que não geraram nenhum falso positivo (quando um antivírus identifica um arquivo inofensivo como uma ameaça). Seu tempo de varredura sob demanda de 1 minuto e 31 segundos foi o melhor em nosso teste, e com 4 minutos e 54 segundos a varredura no acesso foi respeitável.
Quem usar o Avira não irá deixar seu PC exposto às ameaças, mas você deveria considerar o AVG, Avast ou Panda antes.
5) Microsoft Security Essentials
O Microsoft Security Essentials 2.1, nosso quinto colocado, é um tanto quanto inconsistente. Gosto de sua interface, e ele é razoavelmente bom na hora de limpar uma infecção, mas ele não se sai bem na hora de impedir a entrada de malware, e demora para completar suas tarefas.
A interface do Security Essentials é simples e direta, e perfeita para quem não quer perder tempo configurando um antivírus. O programa também é eficaz na hora de limpar infecções, sendo capaz de detectar 93% delas em nossa máquina de testes, e removendo todos os traços de malware em 80% dos casos, melhor que qualquer concorrente neste teste. Além disso, foi um dos dois únicos antivírus (o outro foi o Avira) que não gerou um falso positivo sequer.
Mas embora o Security Essentials seja excelente ao remover malware de seu PC, ele não se sai tão bem ao impedir que ele entre na máquina. Ele bloqueou 71.4% das amostras de malware desconhecido em nossos testes no mundo real, um pouco abaixo da média. Já com as amostras conhecidas ele identificou 97%. Ou seja, ficou atrás dos concorrentes, alguns dos quais foram capazes de identificar 99% das amostras.
freeav_ms-360px.jpg
Microsoft Security Essentials 2.1: ótimo na remoção de ameaças, mas proteção desaponta
O Security Essentials não deixou o PC mais lento, mas é mais demorado que os concorrentes em tarefas como a cópia de arquivos e instalação de aplicativos. Sua velocidade de varredura também é abaixo da média: uma varredura sob demanda foi completada em 3 minutos e 56 segundos, e a varredura sob acesso levou 6 minutos e 43 segundos.
Embora o Microsoft Security Essentials tenha algumas boas qualidades, você será melhor atendido por qualquer um dos três primeiros colocados em nosso teste.
6) PC Tools AntiVirus Free
O PC Tools AntiVirus Free 2012 tem alguns pontos fortes, mas foi o pior dos concorrentes quando o assunto é bloquear ameaças desconhecidas. Neste teste ele conseguiu detectar apenas 57.1% das ameaças, ficando bem atrás dos concorrentes.
Por outro lado, ele detectou 99.6% das ameaças conhecidas nos últimos quatro meses. E é um dos melhores programas gratuitos quando o assunto é limpar um PC: ele detectou todas as infecções em nosso PC de teste, e desabilitou com sucesso 93% delas. Em 73% dos casos, ele conseguiu remover da máquina todos os traços de malware.
O programa não prejudicou muito o desempenho da máquina, mas a velocidade de varredura foi inconsistente. A varredura sob demanda demorou 4 minutos e 51 segundos, o que é lendo, mas a varredura no acesso levou apenas 2 minutos e 50 segundos, o segundo melhor resultado entre os programas testados.
freeav_pctools-360px.jpg
PC Tools Antivirus Free: fraco na proteção e insistente no upgrade
No geral o PC Tools é fácil de usar, e sua interface é bem organizada. Uma coisa que achei irritante é que ele tenta lhe vender um upgrade para a versão paga a todo momento.
7) Comodo Internet Security Premium
O Comodo Internet Security Premium 5.9 tem uma interface fácil de usar, e é o único entre os produtos testados que inclui um Firewall. Mas tanto na hora de bloquear quanto na de remover malware, ele ficou atrás dos outros programas que testamos.
O desempenho do Comodo em nosso teste no mundo real foi aceitável: ele bloqueou completamente 78.6% das ameaças desconhecidas, um pouco acima da média dos outros antivírus gratuitos. Ele também bloqueou parcialmente outros 21.4% dos ataques. Mas se saiu mal ao lidar com ameaças conhecidas, identificando corretamente apenas 98.2% das amostras. Pode soar como um bom resultado, mas só dois outros programas tiveram desempenho pior.
A remoção de malware é o Calcanhar de Aquiles do Comodo: ele detectou todas as infecções em nosso PC, mas só conseguiu desabilitar 80% delas, um resultado baixo se comparado aos melhores colocados. E ele também deixou “lixo” para trás com mais frequência, só conseguindo remover todos os traços de uma ameaça em 30% dos casos.
freeav_comodo-360px.jpg
Comodo Internet Security Premium: o único com firewall, mas lento demais na varredura
No geral o Comodo teve pouco impacto no desempenho do PC, mas ele deixou a cópia de arquivos através da rede significativamente mais lenta. Ele também demorou na hora de vasculhar a máquina em busca de ameaças: a varredura sob demanda levou 4 minutos e 31 segundos, o terceiro pior resultado. Mas a varredura no acesso levou assustadores 13 minutos e 58 segundos, quase o dobro do tempo do segundo pior colocado.
Embora o firewall integrado possa tornar o Comodo Internet Security Premium uma opção atraente, sugerimos que você experimente primeiro um dos três primeiros colocados em nosso teste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário