sexta-feira, 25 de maio de 2012

Intel prepara concorrente para o Raspberry Pi

O Raspberry Pi, anunciado em 2011 e lançado neste ano, chamou muita atenção com a promessa de ser o computador mais barato do mundo e menor do que um cartão de crédito. A Intel parece ter gostado da ideia e, por conta disso, anunciou o NUC, o Next Unit of Computing.
Computador compacto da Intel pode ser concorrente de peso para o Raspberry Pi (Foto: Reprodução)Computador compacto da Intel pode ser concorrente de peso para o Raspberry Pi (Foto: Reprodução)
O NUC é um computador de 10 x 10 cm (os Raspberry medem 8,5 x 5,5 cm). Ele usa processadores Ivy Bridge (Core i3 ou i5). Neste sentido, o produto da Intel pode oferecer processadores mais poderosos que os do Raspberry Pi e, por conta de serem desenhados na arquitetura x86, estão mais bem adaptados às demandas comuns da computação.
Por outro lado, os Raspberry Pi usam unidades ARM, iguais às dos smartphones e tablets, mas com limitações no tocante a softwares e tarefas: os chips da Intel podem rodar Windows, por exemplo. Os Raspeberry Pi estão limitados a versões adaptadas do Linux.
saiba mais
 
Além dos processadores, o NUC da Intel promete recursos de conectividade e hardware bastante evoluídos. Exemplo disso são as portas Thunderbolt, HDMI, USB 3.0 (recursos que, à exceção do Thunderbolt, estão nos Raspberry). Na placa em si, há espaço para memórias, iguais às dos notebooks e até mesmo barramentos PCIe – recursos que o Raspberry não é capaz de oferecer.
Na placa, vasta gama de recursos faz do NUC uma proposta interessante (Foto: Reprodução)Na placa, vasta gama de recursos faz do NUC uma proposta interessante (Foto: Reprodução)

A ideia dos criadores da plataforma Raspberry era de que ela fosse importante para a formação de novos profissionais da informática, mas o minicomputador foi tão bem recebido que o estoque inicial se esgotou em questão de minutos. A ideia da Intel, portanto, é competir neste novo nicho, e a capacidade de seu NUC de rodar a plataforma Windows pode fazer dele um competidor interessante. A Intel não precisou data com a disponibilidade do produto e nem seu preço de lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário