sexta-feira, 18 de maio de 2012

SP: centro de cardiologia ganha robô-médico e exames em 3D

Robô alemão Artis Zeego possui oito monitores que permitem aos médicos saber condição do paciente sem fazer exames tão invasivos. Foto: William Pereira/Divulgação Robô alemão Artis Zeego possui oito monitores que permitem aos médicos saber condição do paciente sem fazer exames tão invasivos
Foto: William Pereira/Divulgação

Um centro de cardiologia da rede pública de saúde de São Paulo ganha, a partir desta quinta-feira, dois equipamentos de alta tecnologia para ajudar nos diagnósticos e nos tratamentos: um robô e uma máquina para exames em 3D. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde paulista, as novidades do Instituto Dante Pazzanese representam investimento de R$ 4,5 milhões.
O robô Artis Zeego é alemão e possui oito movimentos. Oito também é o número de telas que o autômato de 3,5 toneladas tem. Nelas são exibidas imagens diagnósticas sofisticadas que permitem aos médicos maior segurança na opção de tratamento e menor grau de invasão para exames. O Artis Zeego também tem uma mesa cirúrgica reclinável e permite que outras imagens sejam importadas para seu sistema. Ele consegue realizar até mil procedimentos por ano.
Além do robô, o Dante Pazzanese terá, na sala híbrida, uma máquina que realiza exames com imagens de alta definição e em 3D. A máquina e o autômato vão ocupar uma área de 130 m² na zonal sul da capital paulista.
Uma equipe multidisciplinar - com médicos intervencionistas, cirurgiões, anestesista, especialistas em tomografia e ecografia e um médico clínico - é que utilizará os novos equipamentos. Os pacientes do centro de cardiologia são idosos, portadores de doenças degenerativas e crianças cardiopatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário