quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dicas de tecnologia: Como usar o Bluetooth* no seu notebook

 

A tecnologia Bluetooth* torna possível conectar o seu notebook com outro dispositivo habilitado para Bluetooth sem o uso de fios ou cabos. Com isso, trabalho, viagens e diversão ficam muito mais fáceis, pois você não precisa de tantos equipamentos e a conexão é feita muito mais rapidamente. Mas como o Bluetooth funciona em notebooks?

Dispositivos compatíveis

O principal critério para fazer um notebook com Bluetooth funcionar é encontrar dois dispositivos compatíveis. Não apenas os dois dispositivos precisam ter a tecnologia Bluetooth, mas eles precisam também ter o mesmo perfil. Felizmente os perfis são quase sempre determinados pelo bom senso. Por exemplo, você pode usar uma câmera Bluetooth com um notebook Bluetooth por que eles usam um perfil que permite a troca de dados entre eles. De modo similar, você pode conectar fones de ouvido Bluetooth com o seu notebook Bluetooth pela mesma razão. Entretanto, você não poderia conectar os fones de ouvido com a câmera por que eles não são compatíveis.

Ícones do Bluetooth

Uma forma de controlar o Bluetooth no notebook é olhar os ícones Experience, de acordo com o site Bluetooth.com. Estes ícones indicam qual a finalidade do dispositivo para você poder determinar se ele funcionará com o Bluetooth para notebooks. Se houver uma nota musical no pacote, por exemplo, então você saberá que o dispositivo foi projetado para transferir música de um lugar para outro. Um player de música ou um telefone celular podem ser conectados a um notebook Bluetooth para transferir arquivos mp3.

Uso eficiente do computador

O Bluetooth para notebooks ajuda você a trabalhar e se divertir melhor, então procurar dispositivos que melhoram a sua eficiência é sempre uma boa ideia. Por exemplo, os teclados de notebooks são às vezes pequenos demais ou são desconfortáveis para uso prolongado. Você pode, então, conectar um teclado externo Bluetooth. A mesma coisa é válida para situações de trabalho. Talvez você precise fazer uma apresentação para um grupo grande de pessoas e por isso seria melhor projetar a tela do notebook em uma tela grande da parede. Com um dispositivo de apresentação, você pode ficar voltado para o grupo de pessoas e controlar o computador usando um dispositivo do tamanho de um controle remoto de TV. Você pode também usar o Bluetooth no notebook para tablets gráficos e para impressora laser e jato de tinta. Lembre-se apenas de que ambos os dispositivos precisam estar equipados com Bluetooth para poderem se comunicar. Se eles não estiverem, ou se não usarem o mesmo perfil, eles não poderão trabalhar juntos.

Conectar notebooks Bluetooth com outros dispositivos

A conexão de notebooks Bluetooth com dispositivos compatíveis nunca foi tão fácil. Na maioria dos casos, se você ligar os dois dispositivos em estreita proximidade, eles vão detectar um ao outro quase imediatamente. Felizmente, os dispositivos Bluetooth funcionam sem a necessidade de drivers se eles forem máquinas de uma geração recente e tiverem o hardware adequado. Porém, pode haver ocasiões em que você precisará de um driver para adicionar a funcionalidade Bluetooth a um dispositivo. Neste caso, visite o site do fabricante do produto e faça uma busca de drivers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário