Em fotografia, esse temos designa as áreas de fundo da imagem que estão fora de foco ou distorcidas. Ele é utilizado para reduzir distrações e destacar o assunto principal da foto. O que chama a atenção nesse efeito, muitas vezes, não é nem o desfoque, mas os pontos de luz bem definidos ao fundo. Esses pontos conferem charme e beleza à imagem.
Bokeh Light (Foto: Reprodução)
Para conseguir um bom resultado de bokeh é preciso que a câmera tenha um bom diâmetro físico de abertura.Assim, câmeras compactas normalmente não alcançam um efeito satisfatório.
No entanto, você pode tentar desfocar o fundo usando sua câmera compacta com o máximo de zoom ou selecionando o modo macro, se estiver disponível, e focando no primeiro plano.
No caso das câmeras profissionais ou semi-profissionais, a dica é usar uma lente clara e uma grande abertura. O ideal é colocar a câmera no modo “Prioridade de Abertura” e configurar a lente na maior abertura possível, de preferência f1.4, f1.8 ou f2.8. Também é importante conseguir uma velocidade alta para que os círculos de luz ao fundo fiquem bem definidos. A velocidade deve ficar acima de 1/50 segundos.
ttbokeh2 (Foto: ttbokeh2)
Outra dica é ficar o mais próximo possível do que você deseja
fotografar em primeiro plano. Se usar uma lente zoom, faça o
enquadramento com a maior distância focal possível. Da mesma forma que
você deve estar próximo ao primeiro plano, quanto mais distante você
estiver do fundo melhor.Nessa linha, podemos concluir que o bokeh funciona melhor em locais abertos, de forma que a distância entre o primeiro e o segundo plano seja maior. Assim, você também consegue melhores resultados se o fundo for escuro e tiver alguns pontos de luz mais intensos.
Uma boa forma de começar a fazer bokeh é fotografando a sua cidade à noite. O bokeh não é o melhor efeito em todas as situações, mas funciona muito bem em fotos noturnas e quando se quer destacar uma cena em primeiro plano. O importante é não ter medo de fotografar e tentar novos efeitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário