segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Samsung Galaxy Note 8.0: primeiras impressões



O Samsung Galaxy Note 8.0 é o primeiro tablet da Samsung com 8 polegadas; uma clara resposta ao iPad mini, já que investidas anteriores focavam em modelos de 7 polegadas. Como os outros componentes dessa linha, seu destaque é o S Pen, uma caneta de alta sensibilidade compatível com a tela touchscreen. Mas mesmo com este diferencial, será que vale a pena investir nele?
O Galaxy Note 8 é a nova aposta da Samsung para concorrer com o iPad Mini (Foto: Allan Melo/TechTudo)O Galaxy Note 8 é a nova aposta da Samsung para concorrer com o iPad Mini (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Apresentado oficialmente neste último domingo (24), o novo tablet da Samsung não tem bordas tão grandes quando parecia ter nas primeiras fotos. Pelo tamanho de tela menor, o espaço equivale a largura de um dedo, suficiente para que você consiga segurar o tablet sem precisar encostar na tela. Isso, no entanto, não é lá um problema: em nossos testes pudemos apoiar as mãos sobre o display enquanto escrevíamos sem que o Note 8.0 enlouquecesse com esse contato.
As bordas do Note 8 permitem que o usuário segure o tablet sem encostar na tela (Foto: Allan Melo/TechTudo)As bordas do Note 8 permitem que o usuário segure o tablet sem encostar na tela (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Ao contrário da versão de 10 polegadas, a Samsung teve o bom gosto de colocar no Note 8.0 o novo "driver" da S Pen, tão funcional quanto o Galaxy Note 2. Assim, é possível notar uma maior precisão de escrita, além da sensibilidade à aproximação, com o reconhecimento de comandos sem toques.
A caneta do Note 8 tem precisão e recursos melhores do que a do irmão maior, de 10.1 polegadas (Foto: Allan Melo/TechTudo)A caneta do Note 8 tem precisão e recursos melhores do que a do irmão maior, de 10.1 polegadas (Foto: Allan Melo/TechTudo)
A caneta não é a única coisa parecida com o Note 2. Internamente ele é muito parecido com seu irmão menor: o processador é um quad-core de 1.6 Ghz Cortex A9, com 2 GB de memória RAM. A dupla é suficiente para a maioria das tarefas, incluindo o uso de mais de um app ao mesmo tempo, graças ao multitasking, que divide a tela ao meio para que você possa operar dois apps simultaneamente.
As bordas do Note 8 permitem que o usuário segure o tablet sem encostar na tela (Foto: Allan Melo/TechTudo)O novo tablet da Samsung possui apps otimizados para o uso da caneta S Pen (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Além deste recurso, o Note 8.0 vem com uma pequena suíte de produtividade, com apps para desenhar, fazer notas, criar revistas, diários ou receitas. Há também alguns templates onde você pode colocar fotos e escrever cartões de aniversário ou de boas festas; nada extraordinário, mas interessante de se ter à mão.
Voltando às semelhanças com o Note 2, o modem é a maior surpresa: compatível com redes 3G e 4G, é possível também usá-lo como um telefone para realizar e receber ligações, por mais estranho que isso possa parecer para um aparelho de 8 polegadas.
O Galaxy Note 8 tem infravermelho e slot para encaixe da caneta S Pen (Foto: Allan Melo/TechTudo)O Galaxy Note 8 tem infravermelho e slot para encaixe da caneta S Pen (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Outro diferencial do tablet é o infravermelho, também presente no Note 10.1. Posicionado na lateral direita — no caso, a lateral superior, quando posto na horizontal —, este pequeno emissor de luz faz com que o tabelo possa ser usado para controlar a televisão de sua casa. Basta usar o app Pool Smart Remote e usar o tablet como um controle remoto.
A câmera do Note 8 tam apenas 5 megapixels, mas faz vídeos em Full HD (Foto: Allan Melo/TechTudo)A câmera do Note 8 tem apenas 5 megapixels, mas faz vídeos em Full HD (Foto: Allan Melo/TechTudo)
A câmera é "pior", com apenas 5 megapixels, mas essa quantidade não reflete a qualidade real de seu sensor, tão bom quanto o dos smartphones Galaxys mais caros. Suas fotos têm boa nitidez, sem muito ruído, e cores vivas, tal qual o S2. Para completar, vem autofoco e capacidade para gravar vídeos em FullHD.
Saídas de áudio ficam localizadas na parte inferior do tablet da Samsung (Foto: Allan Melo/TechTudo)Saídas de áudio ficam localizadas na parte inferior do tablet da Samsung (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Na parte do áudio, não há destaques. O tablet possui duas saídas de som nas bordas inferiores, com um desempenho equivalente ao do iPad; mas perdendo feio para outros concorrentes, como o Nexus e o PlayBook. Nos fones, o padrão da Samsung impera - como o S2, S3,… - sem grandes melhorias ou defeitos. Nada impressionante.
Já em se tratando de vídeos, a tela possui resolução de 1280 x 800 pixels, com um brilho razoável — pior que o iPad mini — e uma ótima definição — melhor que seu concorrente. A combinação é boa o suficiente para se ver vídeos e ler quadrinhos, com um tamanho de tela tolerável, mais confortável que os tablets de 7 polegadas.
O Galaxy Note 8 tem tela ligeiramente maior do que a do iPad Mini e com resolução HD (Foto: Allan Melo/TechTudo)O Galaxy Note 8 tem tela ligeiramente maior do que a do iPad Mini e com resolução HD (Foto: Allan Melo/TechTudo)
O Note 8.0 é bem leve e pode ser facilmente manuseado ou transportado, sem grandes influências entre as outras coisas que já carregamos no dia a dia (seja na mochila ou na bolsa). Nos testes, não podemos colocá-lo no bolso para sentir seu peso em um bolso (por segurança), mas sua presença dentro de um bolso de jaleco ou de um casaco parece ser relativamente tranquila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário