quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Com 120 vagas, primeira balsa elétrica será lançada em 2015 na Noruega

A Noruega pretende lançar a primeira balsa elétrica do mundo até 2015. A embarcação ligará as cidades de Lavik e Oppedal, separadas pelo fiorde de Sogn. A balsa terá capacidade para 120 veículos e 360 passageiros e, quando estiver fora de operação na doca, poderá ser recarregada em apenas 10 minutos.
Balsa elétrica deve começar a operar em 2015 (Foto: Reprodução)Balsa elétrica deve começar a operar em 2015 (Foto: Reprodução/Dvice)
Com 80 metros de comprimento, a embarcação terá dois motores elétricos de 11 toneladas e atingirá uma velocidade de cruzeiro de 10 nós (aproximadamente 18 km/h). Para chegar a essa velocidade, a balsa precisará de apenas 440 kw da potência total de seus motores, que está estimada em 800 kw.

A potência é baixa quando comparada a uma balsa do mesmo tamanho movida a diesel. No entanto, a economia se explica pelo uso de alumínio em vez de aço na construção do casco e no desenho do barco, que prevê o uso de duas quilhas. Essas opções diminuem peso e arrasto da embarcação na água, possibilitando o uso de motores menos potentes.
O projeto é desenvolvido pela Siemens em parceria com o estaleiro norueguês Fjellstrand. As empresas acreditam que se forem bem sucedidas com a balsa elétrica, nascerá um novo nicho de mercado para embarcações menores totalmente elétricas dedicadas a trajetos curtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário