quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Bracelete permite controlar videogames, robôs e até carros à distância

Uma empresa chamada Thamic Labs desenvolveu um bracelete que possibilita o controle e a interação à distância com diversos tipos de aparelhos eletrônicos por meio de gestos dos braços, mãos ou dedos. O  MYO, como foi chamado, deve ser preso um pouco abaixo do cotovelo para detectar as atividades elétricas produzidas pelos músculos do usuário. Esses sinais são transmitidos para outros aparelhos através de uma conexão Bluetooth 4.0.
O bracelete capta a energia dos músculos do usuários e interpreta os sinais de comando que serão enviados (Foto: Divulgação/ Thamic Labs)O bracelete capta a energia dos músculos do usuários e interpreta os sinais de comando que serão enviados (Foto: Divulgação/ Thamic Labs)
Funcionando com os mesmos princípios de interpretação de gestos do Kinect, da Microsoft, o MYO se destaca por ter uma precisão maior e uma resposta mais rápida. Ele conta com detectores de movimento extremamente sensíveis em 6 eixos e vem equipado com baterias de íon de lítio e um processador ARM.
Além de diversos usos, segundo a empresa, também será possível utilizá-la como controle de jogos (Foto: Divulgação/ Thalmic Labs)Além de diversos usos, segundo a empresa, também será possível utilizá-la como controle de jogos (Foto: Divulgação/ Thalmic Labs)
As aplicações práticas do dispositivo foram mostradas em um vídeo promocional da empresa, que exibe pessoas jogando vídeo game, controlando diferentes interfaces no computador e guiando aeromodelos, robôs e pequenos veículos. Em uma declaração para um site americano, Stephen Lake, co-fundador e diretor executivo da Thalmic Labs declarou: "O interesse da empresa é poder utilizar a tecnologia para aprimorar nossas habilidades como seres humanos – resumindo, para nos dar superpoderes”.
A braçadeira MYO já está a venda por pré-encomenda (Foto: Divulgação/ Thalmic Labs)A braçadeira MYO já está a venda por pré-encomenda (Foto: Divulgação/ Thalmic Labs)
Fundada em 2012 por Stephen e mais dois outros engenheiros de mecatrônica da Universidade de Waterloo, Canadá, a Thalmic Labs já está disponibilizando seus braceletes em pré-encomenda por US$ 149 (aproximadamente R$ 300). “Estamos animados para ver como o MYO confundirá os limites entre nós e a tecnologia digital”, afirma Stephen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário