XL1 deverá ser comercializado em um lote restrito de 50 unidades (Foto: Divulgação)
Para atingir a marca de 100 quilômetros por litro, a empresa criou um
veículo híbrido. O XL1 tem um motor a diesel de dois cilindros com
apenas 0.8 litro de capacidade e 48 cavalos de potência. O motor
elétrico é capaz de entregar 27 cavalos e as baterias podem ser
carregadas pela tomada.O trabalho conjunto não faz do lançamento um esportivo. Para sair da imobilidade e ir a 100 km/h, o carro leva 12 segundos e sua velocidade máxima, de acordo com a Volkswagen, beira os 160 km/h. Mas o ponto do XL1 é ser eficiente e não, emocionante.
Rodando 100 km com um litro o Volkswagen atinge esse objetivo, conquistado ao custo de muita tecnologia embarcada no refinamento de seu sistema de propulsão, como também da engenharia envolvida na construção e desenho do modelo. Nas linhas definitivas da versão comercial, ele ainda soa como um elaborado estudo de design conceitual.
Bastante leve, o XL1 tem acomodações para dois ocupantes, dos quais, claro, um é o motorista. A obsessão com leveza - para aliviar a missão dos seus motores esquálidos e atingir o objetivo da centena de quilômetros com pouco combustível - levaram, por exemplo, à inusitada decisão de equipar o carro com um tanque de apenas 10 litros.
O veículo deve chegar ao mercado europeu em 2014, em um lote restrito a 50 unidades. A Volkswagen, no entanto, se mostra disposta a estender a produção do carro caso enxergue alta demanda pelo modelo. De qualquer modo, ele não deverá ser vendido no Brasi: a legislação nacional veta a comercialização de veículos pequenos a diesel, restringindo esse tipo de combustível para carros maiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário