quinta-feira, 14 de março de 2013

Confira o que o Galaxy S4 precisa ter para superar seus concorrentes

O Samsung Galaxy S4 tem lançamento marcado para a próxima quinta (14), e é um dos produtos mais aguardados do ano. O novo celular top de linha da empresa sul-coreana tem nas costas a responsabilidade de manter a boa impressão causada pelo seu antecessor, o S3, considerado o melhor smartphone do mundo em 2012. E para fazer jus a toda esta expectativa, há algumas características que o gadget não pode deixar de ter.
Seria este o novo Galaxy S4? Os chineses dizem que sim (Foto: Reprodução/52Samsung) (Foto: Seria este o novo Galaxy S4? Os chineses dizem que sim (Foto: Reprodução/52Samsung))Suposto Galaxy S4 é revelado por site chinês (Foto: Reprodução/52Samsung)
Quem são os concorrentes?
O novo Galaxy é um dos smartphones de maiores destaque de 2013, mas outros modelos apresentados esse ano e no fim de 2012 aparecerão como bons rivais para a Samsung, além, claro, dos modelos que ainda virão este ano. O grande adversário, claro, é o iPhone. A Apple vai lançar o iPhone 5S, que deve ser semelhante ao 5, mas com hardware e câmera ainda melhores.
O novo Optimus G Pro da LG com sua tela enorme, o Lumia 920 e sua câmera, da Nokia, e o novo Sony Xperia ZQ, com display de alta qualidade, são outros nomes de peso no mercado, assim como o HTC One, aclamado por muitos como top do mercado, com tela de 4.7 polegadas 1080p, processador quad-core de 1.7 GHz e ótima câmera fotográfica.
Xperia Z e Optimus G Pro são dois dos concorrentes diretos do S4 (Foto: Divulgação)Optimus G Pro e Xperia Z são dois dos concorrentes diretos do Galaxy S4 (Foto: Divulgação)
Display grande e de alta definição
A tendência mundial dos smartphones atualmente é de telas cada vez maiores e com melhores resoluções. Até a Apple se rendeu e lançou o iPhone 5 com um display maior do que seus antecessores. A Samsung, que já tem o S3 com display de 4,8 polegadas, deve no mínimo manter este padrão. Os rumores dizem que o S4 terá 5 polegadas (4,99, pra ser mais exato): pouca diferença, mas mantém a “tradição”.

Se no tamanho da tela a Samsung não precisa mexer muito no S4 em comparação ao S3, na resolução, certamente, precisará melhorar muito. Afinal, a qualidade de imagem oferecida por alguns de seus principais concorrentes, como o próprio iPhone e até mesmo os novos high-ends de Nokia, Sony e LG são superiores. Uma resolução Full HD é esperada e considerada obrigação no aparelho.

Câmera fotográfica (ainda) mais poderosa
Cada vez mais a capacidade de fotografar e filmar de um smartphone faz a diferença na hora de conquistar o consumidor. E como há empresas investindo pesado neste tipo de ferramenta, como a Nokia com a tecnologia PureView, a Samsung não pode ficar atrás. A máquina fotográfica do S3, com 8 megapixels e diversos recursos avançados, já é muito boa. Porém, a do S4 deve ser ainda mais poderosa do que a de seu antecessor.
Lumia 920 tem excelente câmera (Foto: Reprodução) (Foto: Lumia 920 tem excelente câmera (Foto: Reprodução))Lumia 920, rival do S4, tem uma das melhores
câmeras do mercado (Foto: Reprodução/Engadget)
As especulações são de que o S4 será equipado com uma máquina capaz de fotografar com até 13 megapixels e de filmar imagens em alta definição. Caso isso se confirme e a Samsung mantenha os recursos do S3 em seu próximo smartphone top-de-linha, certamente irá agradar bastante aos usuários e vai entrar no páreo com os rivais, se não acima.
Inovações dos mais variados tipos
O grande diferencial atual do S3 para o iPhone é que a linha Galaxy vive uma constante evolução, com diversas inovações a cada modelo. Neste ano, a Samsung tem que manter o mesmo padrão. E isso quer dizer uma coisa: seguir inovando e adicionando o máximo possível de recursos diferenciados da concorrência. A compatibilidade com o NFC, já presente no S3, é fundamental.
A tecnologia de troca de dados por proximidade vem crescendo demais mundialmente e tem tudo para se estabilizar. Assim como o carregamento sem fio, grande aposta de muitas empresas para o futuro. E, quem sabe, sonhando mais alto, talvez não haja um leitor de digitais?
S4 poderá reconhecer gestos sem toques na tela (Foto: Reprodução/UberGizmo) (Foto: S4 poderá reconhecer gestos sem toques na tela (Foto: Reprodução/UberGizmo))S4 poderá reconhecer gestos sem toques na tela
(Foto: Reprodução/UberGizmo)
A especulada tecnologia de leitura do movimento dos olhos que fará com que o smartphone “mova” o conteúdo da tela de acordo com o olhar do usuário também é outra possibilidade muito esperada. Além disso, há a tela flexível, aguardada desde a chegada do S3, e que pode finalmente desencantar, além da possibilidade de mover a tela sem encostar o dedo nela. São muitas possibilidades e, certamente, a Samsung está atenta a todas elas.
Melhores aplicativos pré-instalados
O ponto de comparação aqui fica por conta da análise perante à concorrência. A Nokia, por exemplo, oferece uma variedade de apps próprios bem interessantes para os usuários da linha Lumia. A Samsung, no S3, não oferece muitas opções próprias de software, e os que estão presentes não são muito interessantes. A expectativa é grande para saber se isso irá mudar no S4.
Algumas sugestões ficam por conta de um aplicativo de fotografia diferenciado, um reprodutor de mídia melhor trabalhado e uma ferramenta de ringtones, por exemplo. É claro que há muitas opções de programas no Google Play, mas já ter uma variedade de conteúdo bem feito instalada em seu smartphone é bem mais prático e eficiente.
Hardware da “nova geração”
Ainda há esperança de que o Galaxy S4 tenha o processador octa-core Exynos 5 Octa, apesar de a tendência ser mesmo de ele ficar apenas no quad-core Snapdragon 600. No entanto, de qualquer forma, é fundamental que ele possua um chipset da “nova” geração. Afinal, a tendência é de que a Apple lance o A7 já no iPhone 5S, a NVIDIA está lançando novos chips, a Qualcomm idem…
Suposto Galaxy S4 ao lado do Galaxy S3 (Foto: Divulgação)Suposto Galaxy S4 ao lado do Galaxy S3 (Foto: Divulgação)
Em relação à bateria, uma das principais preocupações dos usuários na hora de escolherem seus smartphones, tudo sugere que a do S4 seja bem maior que a do S3, mas não tão grande quanto a do Note 2, por exemplo. Isso porque a Samsung quer que seu aparelho tenha espessura bem fina, o que seria atrapalhado pela bateria. O grande diferencial do novo smartphone, porém, seria sua tela Green PHOLED, que economizaria muita energia.
Os principais rumores são de que o novo Galaxy tenha o primeiro processador octa-core do mercado, além de memória RAM de 2 GB e o Android 4.2 Jelly Bean, ao contrário do que muita gente esperava no ano passado, quando falou-se em ele ser equipado com um possível Android 5.0. Mas o Android 4.2, com sua Photo Sphere e seu Multi-Tarefas, já é uma boa opção e deve manter o aparelho no topo por bastante tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário