segunda-feira, 11 de março de 2013

Como o Galaxy S3 foi capaz de superar o iPhone? Entenda

Desde que o primeiro iPhone foi lançado, em 2007, a Apple talvez nunca tenha visto um rival tão bem preparado quanto o Samsung Galaxy S3. Foi com este smartphone que a Samsung desbancou a rival norte-americana, virou líder de vendas no mercado mundial e, de quebra, ganhou diversos prêmios de “melhor telefone celular de 2012″. Para chegar a estes objetivos, porém, os sul-coreanos tiveram que trabalhar bastante.
Samsung Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Samsung Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Diferenciais do Samsung S3
Não é à toa que o S3 é um sucesso. Eleito melhor smartphone do mundo em 2012, ele faz jus ao posto e à repercussão positiva que teve em todo o mundo. Desde que o seu processador quad-core foi apresentado, já se sabia que algo de bom estava por vir. E a Samsung não decepcionou. Basta se fazer uma análise bem minuciosa do gadget para entender. Os pontos positivos são muitos. Se é melhor do que o iPhone 5, lançado bem depois, vai de cada um, mas a força do Galaxy S3 é inegável.
A tela grande, que parecia um problema à primeira vista, na verdade acabou se tornando referência e hoje inspira a maioria dos novos smartphones. A câmera, com 8 megapixels e diversos recursos avançados, é muito boa. Seu hardware, de memória RAM suficiente para qualquer tarefa e processador de alta velocidade, é impressionante. Seus recursos extras, como comandos de movimento e por voz, funcionam bem. Os widgets dão uma cara personalizada ao aparelho e o Android vive sua melhor fase no S3.


Tudo isso veio em um momento não tão bom da Apple, cuja grande inovação era só o Siri, no iPhone 4S. No fim do ano passado ela lançou o iPhone 5, maior, com design diferente e algumas melhorias de desempenho. Porém, faltaram as grandes inovações. O aparelho continua com bastante qualidade, é claro, mas não teve o mesmo impacto do S3. Talvez pelo fato de a evolução da Samsung ter sido tão grande, ele tenha se destacado mais em 2012.
Samsung Galaxy S3 nas cores branca e azul (Foto: Allan Melo / TechTudo)Samsung Galaxy S3 nas cores branca e azul (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Rivalidade grande com a Apple
A briga com a Apple, ao contrário do que a companhia norte-americana esperava, fez muito bem à Samsung. As acusações de plágio e tentativas da empresa dos Estados Unidos de proibir vendas dos produtos da linha Galaxy parece que teve um efeito que acabou sendo totalmente contrário ao desejado inicialmente. Afinal, a Justiça não fez grandes restrições à Samsung, que ficou em evidência na mídia e reverteu o jogo.

A guerra na corte passou também para o público, em forma de comerciais que davam alfinetadas e declarações na imprensa. Não há como negar que a Samsung se inspirou na Apple para lançar seus produtos. No entanto, este é um daqueles casos em que talvez o “aprendiz tenha superado o mestre”. O S3 foi a obra-prima dos sul-coreanos e os resultados comprovam isso.
Em grande parte, a Samsung usou duas ferramentas onde a Apple sempre foi dominante: inovação e propaganda. Muita propaganda. Contador, anagrama e vídeo pré-lançamento, acordo para ser o celular oficial das Olimpíadas, indiretas à concorrência e anúncios com muitas ironias. Tudo isso, claro, combinado com um produto que “se garantia”. A fórmula perfeita para o sucesso.
Câmera do Samsung Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Câmera do Samsung Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Números e panorama atual
Pouco antes do lançamento do S3, a Samsung já havia ultrapassado a Apple e virado a líder mundial de comercialização de smartphones. Em novembro de 2012, o Galaxy S3 assumiu o posto de “telefone inteligente” mais vendido do planeta, ultrapassando o então primeiro colocado iPhone 4S. No início daquele mês os sul-coreanos comemoravam os 30 milhões de S3 vendidos no mundo.

Com a linha Galaxy, impulsionada pelo S3, a Samsung bateu todos os seus recordes. E o smartphone, cereja do bolo, ajudou-a a ampliar sua liderança no mercado dos chamados "celulares inteligentes". Curiosamente, nem mesmo o lançamento do iPhone 5 no fim do ano pareceu diminuir o interesse do público no S3, que fechou um 2012 de ouro tanto nas avaliações da crítica e do público como em números.
Recentemente foram divulgados dados que indicavam que o iPhone 5 veio para ultrapassar o S3, mas já começa a se armar uma outra briga. Vem aí o S4, com evento de lançamento marcado para 14 de março, e a expectativa é de que a Samsung faça mais um produto para brigar de igual para igual não somente com a Apple, que pode lançar os iPhones 5S e 6 também neste ano, mas com qualquer outra fabricante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário