Volar-e foi criado com o objetivo de chamar atenção para os carros elétricos (Foto: Reprodução)
Atualmente, carros elétricos esbarram em questões técnicas que ainda os
tornam relativamente inviáveis para adoção em massa. Para equacionar
esses problemas, como autonomia e tempo de recarga, o modelo é um tipo
de vitrine do que há de mais avançado em termos de tecnologia para
veículos do gênero.O superesportivo conta com um sistema que agiliza as recargas de bateria. Enquanto a experiência de reabastecer um Tesla Modelo S, carro elétrico muito bem-sucedido no mercado norte-americano, pode levar até 12 horas numa tomada comum, o Volar-e tem carga para rodar em apenas 20 minutos. O fabricante não divulgou a autonomia do sistema.
Além da tecnologia em estado de arte nas baterias e sistemas de recarga, a máquina da Applus Idiada conta com equipamentos que recuperam a energia despendida pelo carro nas frenagens. Outro ponto interessante é o computador responsável por governar seu comportamento em pista, privilegiando a tocada mais esportiva, com o máximo de economia de energia.
O protótipo do carro foi apresentado recentemente no Autódromo da Catalunha, onde, até o último fim de semana, a Fórmula 1 realizou testes de pré-temporada. Não se sabe se o automóvel, financiado com dinheiro público, se tornará comercial. De acordo com a Comissão Europeia, o Volar-e é uma tentativa de demonstrar os potenciais dos veículos elétricos para indústrias e consumidores europeus.
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