quarta-feira, 6 de março de 2013

Menino gasta R$ 5 mil em jogo 'grátis' para iPad; Apple não quer ressacir

O game Zombies vs Ninjas para iPad causou um enorme prejuízo para a família do pequeno Danny Kitchen, de apenas cinco anos de idade. Jogando em seu tablet, o menino comprou 19 add-ons extras no valor de £ 69,99 (cerca de R$ 245) cada sem o consentimento dos pais. No fim das contas, a família ficou com uma dívida de £ 1,7 mil (R$ 5,9 mil) na App Store. Transtornados, eles entraram em contato com a Apple, mas a empresa se recusou a realizar qualquer tipo de reembolso.
Menino de cinco anos gastou muito dinheiro em app grátis (Foto: Reprodução/Daily Mail)Menino de cinco anos gastou muito dinheiro em app grátis (Foto: Reprodução/Daily Mail)
O caso está causando bastante polêmica no Reino Unido, onde vive a família Kitchen. O que aconteceu foi que o menino pediu ao seu pai a senha da conta na App Store para baixar o game Zombies Vs Ninjas, que é gratuito. No entanto, enquanto estava brincando, o garotinho também fez o download de diversos conteúdos extras. Sua mãe, Sharon, só descobriu isso quando os recibos de compra da loja virtual chegaram ao seu e-mail.
“Lembro-me do meu marido dizendo que não daria a senha e do meu filho dizendo que estava tudo bem, porque o jogo era de graça. No dia seguinte, recebi tantos e-mails do iTunes que achei até que estivessem errados. No fim do dia, a operadora de cartão me ligou, dizendo que meu filho tinha gasto quase mil e quatrocentas libras (o valor aumentou depois, já que algumas transações ainda estavam pendentes naquele momento)”, explicou Sharon em entrevista ao jornal Daily Mail.

Segundo ela, o menino está “em lágrimas” e “muito triste” desde que tudo aconteceu, porém isso não sensibilizou a Apple. Um representante da empresa, inclusive, explicou ao site Daily Mail que há diversas funcionalidades em qualquer aparelho da companhia para evitar estes problemas.
“Todos os aparelhos iOS têm controles para pais que dão a habilidade de restringir acesso a determinados conteúdos, como as compras in-app”, afirmou o porta-voz da empresa norte-americana.
Moradores da cidade de Bristol, na Inglaterra, os Kitchen estão chateados porque sabem que a Apple costuma atender a pedidos deste tipo dos usuários nos Estados Unidos. A família segue aguardando uma posição oficial da companhia em relação ao seu caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário