A fabricante europeia de helicópteros, AugustaWestland, desenvolveu o
Projeto Zero. Trata-se do primeiro avião de decolagem vertical movido a
eletricidade da história. Um ponto interessante da aeronave é a
disposição de seus rotores, que dão sustentação ao voo: eles ficam
dispostos na horizontal, no mesmo plano da fuselagem, no momento da
decolagem e pouso. No voo, podem ser inclinados em até 90 graus.
Project Zero inova no sistema de decolagem e voo (Foto: Reprodução)
Segundo a AugustaWestland, mais do que um protótipo, o Project Zero já
realizou voos. Na avaliação da empresa, o uso de rotores horizontais em
aviões pode até mesmo criar uma nova classe de aeronaves para substituir
os helicópteros no futuro. “Ele oferece velocidades e alcance muito
maior do que o permitido pela tecnologia dos helicópteros”, disse
Daniele Romiti, CEO da AugustaWestland.
Os rotores do Project Zero são a parte central de anos de
desenvolvimento. Na aeronave, eles ocupam o espaço das asas e podem ser
inclinados em até 90 graus. Desta forma, dispostos na horizontal, os
rotores geram pressão para que o avião voe. Uma vez feita a decolagem, o
piloto pode mudar a inclinação dos rotores para que o avião se mova
para a frente, para cima e para baixo. Neste cenário, os rotores deixam
de gerar sustentação, que passa a ser provida pelas asas.
Atualmente, o Project Zero é visto pela empresa como um modelo de
demonstração de suas capacidades tecnológicas. No futuro, a
AugustaWestland estuda comercializar uma versão mais adequada ao uso
civil. Uma das possibilidades é a de que a motorização da aeronave
torne-se híbrida entre diesel e eletricidade.
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