Por meio de um sensor, pneu detecta se o veículo está mais pesado do que o recomendado (Foto: Reprodução)
O pneu é equipado com um sensor que calcula o peso depositado sobre o
composto ao analisar a área de superfície da banda de rodagem em contato
com o solo. O contato é proporcional ao peso do veículo, isto é, quanto
maior for a área de contato, mais sobrecarregado está o automóvel.Segundo a Continental, outro ponto interessante do uso dessa tecnologia é permitir que, no futuro, as centrais computadorizadas dos carros "troquem dados" com os pneus. Hoje, as leituras dessas centrais sobre o que acontece com as rodas é imprecisa. Se o computador de bordo do carro conseguir determinar que o veículo está mais pesado do que o normal, ele poderá interceder diretamente em regulagens que afetam o trabalho da suspensão, freios e direção, ajudando o motorista a previnir acidentes.
Atualmente, a Continental já comercializa um modelo de pneu que é capaz de informar, por meio de um sensor, a sua pressão interna, o que facilita a vida do condutor que não sabe qual é a calibragem ideal para cada condição de uso. Em relaçao à essa nova tecnologia, capaz de verificar sobrepeso no automóvel, ainda não há previsão para que a novidade chegue ao mercado.
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