quarta-feira, 17 de julho de 2013

Saiba quais as vantagens e riscos em colocar dois HDs em um computador

Você está pensando em adicionar mais discos ao seu computador e está na dúvida se isso irá melhorar ou piorar o uso dele? Está preocupado com os riscos envolvidos no processo? .
Adicionar discos a um computador não é mais coisa de outro mundo, entretanto, isso ainda requer conhecimentos sobre alguns aspectos na hora da aquisição do disco adicional, para que a tarefa não se transforme em um desastre. Por isso, veja abaixo esclarecimentos importantes para que você possa fazer isso sem correr o risco de piorar seu equipamento.
Disco rígido Momentus XT (Foto: Divulgação)Disco rígido Momentus XT (Foto: Divulgação)
Interfaces
A primeira informação que é preciso saber na hora de escolher um disco adicional, é qual o tipo de interface de comunicação ele utiliza. Com essa informação, será possível fazer a compra corretamente. Para descobrir a interface seu disco usa, consulte o manual do produto.
Se o disco adicional que você tem for bem antigo, é possível que ele ainda use a tecnologia ATA (AT Attachment) conhecida como IDE (Integrated Drive Electronics) ou PATA (Parallel ATA). Esse é um padrão ultrapassado e que definitivamente não agrega nenhuma velocidade ao computador, muito pelo contrário, pode atrapalhar bastante o desempenho do mesmo.
O ideal seria utilizar discos com interface SATA, que atualmente é o padrão sucessor da tecnologia PATA (IDE) e que fornece velocidades bem melhores, além de ser praticamente imune a ruídos. Por causa disso, discos que utilizam essa interface, são uma ótima opção para ajudar a aumentar o desempenho de seu PC. 
Tipos de disco
Quanto a forma como armazenam informações, existem dois tipos de discos que podem ser usados no PC:  O disco rígido tradicional que utiliza partes mecânicas e discos magnéticos e o Disco SSD (disco de estado sólido), que usa memória flash e por causa disso, oferece um desempenho bem acima de seu antecessor.
Kingston SSDNow KC300 (Foto: Divulgação)Kingston SSDNow KC300 (Foto: Divulgação)
Apesar de parecer a opção óbvia, os discos SSD nem sempre podem ser usados, pois eles têm um custo muito alto, que em alguns casos, não compensa o investimento. Para escolher o disco ideal, é preciso balancear os quesitos velocidade, capacidade e preço, o que depende unicamente das condições financeiras de quem vai comprar.
O preço de um SSD pode ficar mais caro do que um computador completo (incluindo monitor). Já os HDs com tamanhos equivalentes aos SSD´s são bem mais acessíveis e trazem além de boas velocidades, memória buffer de valor elevado que ajuda a torná-lo mais rápidos.
Assim, compare os preços dos discos rígidos tradicionais e discos SSD disponíveis. Mas nos dois tipos, fique bem atento à velocidade do modelo, pois existem discos rígidos caros e com boas velocidades mas também existem SSD´s com bons preços, só que com velocidades decepcionantes.
Escolhendo a melhor configuração
Sabendo qual interface e tipo de disco usar, agora é hora de ver efetivamente adicionar o disco. Embora o processo não seja complexo, por questões de segurança e manutenção da garantia, o melhor é que a mesma empresa que vendeu o computador, faça a instalação física do disco adicional. Antes, porém, é preciso atentar para a configuração de discos que será usada e os cuidados decorrentes da escolha.
Adicionando um HD
Ao adicionar um disco rígido (HD) é preciso tomar cuidado com o aumento da temperatura interna  do gabinete e o consumo de energia resultante desse acréscimo, pois o sistema irá gastar mais energia e gerar mais calor. Nos dois casos, a troca da fonte e a adição de coolers podem resolver o risco de desligamentos e superaquecimentos no computador. Claro, isso deve ser feito sob a orientação de um técnico com conhecimentos de hardware.
Outro detalhe que deve ser observado: para realmente melhorar o desempenho do computador, o disco com melhor velocidade deve ser colocado como principal e o sistema operacional deverá ser instalado nele, para que todo o sistema funcione desde o boot até o carregamento do sistema com esse disco.
Adicionando um SSD
Graças a atual tecnologia dos computadores e os recursos dos sistemas operacionais modernos, é possível misturar discos de diferentes formatos. Nesse caso, vale a mesma regra do disco rígido: coloque o disco SSD para armazenar o sistema operacional e o disco rígido para guardar os dados e programas do usuário. Com essa mistura, é possível obter o melhor dos dois mundos. Antes de tudo, descubra se vale a pena instalar o SSD em um PC antigo, se for o seu caso.
Indo além
Quem tem condições para arcar com o investimento, a melhor opção com certeza é ter um sistema com apenas discos SSD. Nessa configuração, o único cuidado que deve ser dado na hora de comprar, é atentar para a velocidade e a capacidade do disco escolhido. Quem optar por essa configuração, receberá como prêmio um ótimo desempenho, principalmente em notebooks, que normalmente tem discos mais lentos.
Como pode ser visto, com os devidos cuidados, o acréscimo de um disco irá dar mais fôlego para seu computador e tornará o uso dele bem mais confortável, possibilitando produzir mais, em menor tempo e ainda ter mais espaço para guardar seus arquivos. Assim, se você tem condições de adicionar mais um disco, não perca tempo, analise as opções e faça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário