Computador da Disney analisa a técnica de desenho de artistas humanos (Foto: Reprodução)
O computador funciona monitorando o modo como um artista desenha. No
processo de desenvolvimento da tecnologia, os cientistas convidaram sete
artistas. Todos usaram canetas stylus e tablets para desenhar a partir
de 24 fotos de homens e mulheres. Cada artista fez quatro desenhos para
cada foto: eles tiveram 270 segundos para o primeiro, 90, 30 e 15
segundos para os demais, respectivamente.Conforme o tempo foi diminuindo, os desenhos se tornaram mais abstratos. Para o computador, no entanto, os detalhes que cada artista manteve nos quatro desenhos acabam se tornando fortes indicadores do estilo de desenhar do artista.
Enquanto os artistas desenhavam, o computador observava detalhes, como velocidade do deslizar da stylus, pressão aplicada na caneta, o comprimento, direção e curvatura de cada linha acabaram sendo transformados em dados na memória do computador. Além disso, a máquina é capaz de interpretar sutilezas, como a tendência de um artista em particular de fugir da geometria do rosto fotografado, mesmo que isso seja uma questão de estilo ou um erro.
Com o banco de dados criado e dividido por perfil, o computador é capaz de desenhar reproduzindo o traço de um artista. Os mesmos detalhes, estilo e preferências que anos de prática e o talento natural construíram, agora, podem ser recriados digitalmente. A Disney não revelou ainda onde pretende aplicar a tecnologia, mas há grandes possibilidades de se desenvolver uma plataforma que seja capaz de analisar o trabalho de um artista e ajudá-lo a aprimorá-lo a partir dos erros e detalhes que o traço humano acaba ignorando. Outras possibilidades estão na criação de sistemas automatizados para a criação de animações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário