quinta-feira, 18 de outubro de 2012

DropBox, SkyDrive e Google Drive: Qual o serviço de backup mais rápido?

A disputa entre os serviços de armazenamento online esquentou com a chegada do Google Drive. Agora, junto com o SkyDrive e o DropBox (além de outras opções), o serviço do Google briga pela chance de se tornar a preferência dos usuários na hora de guardar arquivos na nuvem. Mas na pratica, qual desses serviços é o mais rápido e simples de usar? Vamos tentar responder isso fazendo um comparativo entre eles.
Dropbox, Google Drive e SkyDrive . Qual é mais rápido? (Foto: Reprodução/Chimera Revo)Dropbox, Google Drive e SkyDrive . Qual é mais rápido? (Foto: Reprodução/Chimera Revo)
Antes de comparar esses três serviços, é importante conhecer melhor cada um deles para poder realmente colocá-los em um mesmo patamar e assim fazer uma comparação justa. Com exceção do DropBox, SkyDrive e Google Drive tem em comum o fato de pertencerem a duas grandes empresas e trazem em sua estrutura o poder financeiro e a experiência da Microsoft e do Google, contudo, o diferencial do DropBox está no fato de ter chegado primeiro no ramo de armazenamento online, além de ter uma versão do aplicativo cliente de seu serviço para a maioria das plataformas, algo que ainda é limitado em seus concorrentes, principalmente no caso do SkyDrive.
Quando se trata de espaço gratuito, o SkyDrive é o vencedor, ele oferece 7 GB e é o mais barato quando consideramos o custo anual dele. Mas não é apenas preço e espaço que determinam a qualidade desse tipo de serviço, devido a limitações de banda, o tamanho máximo de arquivo também conta na hora de comparar. Nesse quesito, o Google Drive está na frente, o limite de 10 GB por arquivo oferecido pelos serviços está bem acima dos concorrentes. Para comparar todos os aspectos oferecidos pelas três soluções, veja a tabela abaixo:
Característica Google Drive Microsoft SkyDrive DropBox
Armazenamento gratuito 5 GB 7 GB 2 GB
Armazenamento pago 100 GB (anual)* US$ 59,88 (R$ 121,76) US$ 50 (R$ 101,50) US$ 199 (R$ 403, 97)
Limite de tamanho de arquivo 10 GB 2 GB 2 GB
Aplicativo para Mac/Windows Sim Sim Sim
Aplicativo para Linux Não Não Sim
Aplicativo para iPhone/iPad Sim Sim Sim
Aplicativo para Android Sim Sim Sim
Aplicativo para Windows Phone Não Sim Não
Acesso Web Sim Sim Sim
Compartilhamento público de arquivo Sim Sim Sim
Compartilhamento privado de arquivo Sim Sim Sim
Edição colaborativa Sim Sim Não
Integração com programas de terceiros Sim Sim Sim
* Os valores referem-se a cotação do dólar do dia 17/10/2012.
Comparadas todas as características, é hora de usar os serviços e descobrir na prática qual deles se sai melhor. Como o uso desse tipo de serviço é voltado para o aumento da produtividade, vejamos como eles atuam na hora de salvar na nuvem um trabalho feito no Photoshop. Para o teste de salvamento foi usado um arquivo do Photoshop um pouco maior que 4 MB usado uma conexão de internet de 5 MB para a transferência e um computador rodando o Windows 7 com o aplicativo cliente do Google Drive, SkyDrive e DropBox  instalado.
No processo de instalação o aplicativo cliente foi necessário apenas responder algumas perguntas (incluindo e-mail e senha da conta que será usada) e pronto, nenhuma outra configuração a mais é necessária. No final da instalação, cada um dos aplicativos criou uma pasta especial no Windows 7. Essa pasta é usada pelos serviços para sincronizar os arquivos remotos com os locais, por causa disso, para fazer o backup será preciso apenas salvar o arquivo nela.
O envio do arquivo foi feito executando o Photoshop, modificando o arquivo, depois usando a opção “Salvar como” e escolhendo a pasta do serviço para gravar a modificação. Nos três serviços isso foi feito normalmente como se estivesse salvando localmente.
Salavando arquivo do Photoshop na pasta do Dropbox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Salavando arquivo do Photoshop na pasta do Dropbox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
O tempo decorrido entre o momento que foi iniciado o salvamento na pasta do serviço e o arquivo terminasse de ser enviado foi cronometrado, o que provou que o DropBox foi o mais rápido na tarefa, seguido pelo Google Drive. O SkyDrive teve o pior desempenho entre os três, ele demorou mais de um minuto para concluir o envio e depois de alguns minutos começou a exibir a janela de erro do Windows 7. Mesmo fechando a  janela, ela voltava, só desaparecendo definitivamente depois que o aplicativo foi fechado a partir de seu ícone na área de notificação do Windows.
SkyDrive e sua irritante janela de erro (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)SkyDrive e sua irritante janela de erro (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
A experiência mostrou que todos os três serviços quando usados com seus respectivos aplicativos no Windows 7, são simples de usar e não exigem nenhum passo adicional depois de instalados. Devido a grande diferença de tempo em relação aos outros dois serviços e os erros de sincronização, ficou claro que o aplicativo do SkyDrive ainda está precisando de melhorias, consequentemente, o DropBox e o Google Drive despontam respectivamente como as melhores opções para serem usadas na situação proposta no teste.
É importante ressaltar que as informações colocadas aqui são apenas referências para ajudar na tarefa de escolher qual serviço usar, pois isso é algo que deve ser feito apenas pelo usuário e de acordo com as suas necessidades. Muitas vezes apenas um desses serviços já serve para um usuário, enquanto para outro é preciso usar mais de um ou até mesmo os três. O importante mesmo é que o serviço cumpra sua função, que é facilitar a vida de quem o está usando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário