A disputa entre os serviços de armazenamento online esquentou com a chegada do Google Drive. Agora, junto com o SkyDrive
e o DropBox (além de outras opções), o serviço do Google briga pela
chance de se tornar a preferência dos usuários na hora de guardar
arquivos na nuvem. Mas na pratica, qual desses serviços é o mais rápido e
simples de usar? Vamos tentar responder isso fazendo um comparativo
entre eles.
Dropbox, Google Drive e SkyDrive . Qual é mais rápido? (Foto: Reprodução/Chimera Revo)
Antes de comparar esses três serviços, é importante conhecer melhor
cada um deles para poder realmente colocá-los em um mesmo patamar e
assim fazer uma comparação justa. Com exceção do DropBox, SkyDrive e
Google Drive tem em comum o fato de pertencerem a duas grandes empresas e
trazem em sua estrutura o poder financeiro e a experiência da Microsoft
e do Google, contudo, o diferencial do DropBox está no fato de ter
chegado primeiro no ramo de armazenamento online, além de ter uma versão
do aplicativo cliente de seu serviço para a maioria das plataformas,
algo que ainda é limitado em seus concorrentes, principalmente no caso
do SkyDrive.
Quando se trata de espaço gratuito, o SkyDrive é o vencedor, ele oferece 7 GB e é o mais barato quando consideramos o custo anual dele. Mas não é apenas preço e espaço que determinam a qualidade desse tipo de serviço, devido a limitações de banda, o tamanho máximo de arquivo também conta na hora de comparar. Nesse quesito, o Google Drive está na frente, o limite de 10 GB por arquivo oferecido pelos serviços está bem acima dos concorrentes. Para comparar todos os aspectos oferecidos pelas três soluções, veja a tabela abaixo:
Comparadas todas as características, é hora de usar os serviços e
descobrir na prática qual deles se sai melhor. Como o uso desse tipo de
serviço é voltado para o aumento da produtividade, vejamos como eles
atuam na hora de salvar na nuvem um trabalho feito no Photoshop. Para o
teste de salvamento foi usado um arquivo do Photoshop um pouco maior que
4 MB usado uma conexão de internet de 5 MB para a transferência e um
computador rodando o Windows 7 com o aplicativo cliente do Google Drive, SkyDrive e DropBox instalado.
O envio do arquivo foi feito executando o Photoshop, modificando o arquivo, depois usando a opção “Salvar como” e escolhendo a pasta do serviço para gravar a modificação. Nos três serviços isso foi feito normalmente como se estivesse salvando localmente.
Salavando arquivo do Photoshop na pasta do Dropbox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
O tempo decorrido entre o momento que foi iniciado o salvamento na
pasta do serviço e o arquivo terminasse de ser enviado foi cronometrado,
o que provou que o DropBox foi o mais rápido na tarefa, seguido pelo
Google Drive. O SkyDrive teve o pior desempenho entre os três, ele
demorou mais de um minuto para concluir o envio e depois de alguns
minutos começou a exibir a janela de erro do Windows 7. Mesmo fechando a
janela, ela voltava, só desaparecendo definitivamente depois que o
aplicativo foi fechado a partir de seu ícone na área de notificação do
Windows.
SkyDrive e sua irritante janela de erro (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
A experiência mostrou que todos os três serviços quando usados com seus
respectivos aplicativos no Windows 7, são simples de usar e não exigem
nenhum passo adicional depois de instalados. Devido a grande diferença
de tempo em relação aos outros dois serviços e os erros de
sincronização, ficou claro que o aplicativo do SkyDrive ainda está
precisando de melhorias, consequentemente, o DropBox e o Google Drive
despontam respectivamente como as melhores opções para serem usadas na
situação proposta no teste.
É importante ressaltar que as informações colocadas aqui são apenas referências para ajudar na tarefa de escolher qual serviço usar, pois isso é algo que deve ser feito apenas pelo usuário e de acordo com as suas necessidades. Muitas vezes apenas um desses serviços já serve para um usuário, enquanto para outro é preciso usar mais de um ou até mesmo os três. O importante mesmo é que o serviço cumpra sua função, que é facilitar a vida de quem o está usando.
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Quando se trata de espaço gratuito, o SkyDrive é o vencedor, ele oferece 7 GB e é o mais barato quando consideramos o custo anual dele. Mas não é apenas preço e espaço que determinam a qualidade desse tipo de serviço, devido a limitações de banda, o tamanho máximo de arquivo também conta na hora de comparar. Nesse quesito, o Google Drive está na frente, o limite de 10 GB por arquivo oferecido pelos serviços está bem acima dos concorrentes. Para comparar todos os aspectos oferecidos pelas três soluções, veja a tabela abaixo:
Característica | Google Drive | Microsoft SkyDrive | DropBox |
Armazenamento gratuito | 5 GB | 7 GB | 2 GB |
Armazenamento pago 100 GB (anual)* | US$ 59,88 (R$ 121,76) | US$ 50 (R$ 101,50) | US$ 199 (R$ 403, 97) |
Limite de tamanho de arquivo | 10 GB | 2 GB | 2 GB |
Aplicativo para Mac/Windows | Sim | Sim | Sim |
Aplicativo para Linux | Não | Não | Sim |
Aplicativo para iPhone/iPad | Sim | Sim | Sim |
Aplicativo para Android | Sim | Sim | Sim |
Aplicativo para Windows Phone | Não | Sim | Não |
Acesso Web | Sim | Sim | Sim |
Compartilhamento público de arquivo | Sim | Sim | Sim |
Compartilhamento privado de arquivo | Sim | Sim | Sim |
Edição colaborativa | Sim | Sim | Não |
Integração com programas de terceiros | Sim | Sim | Sim |
* Os valores referem-se a cotação do dólar do dia 17/10/2012. |
aprenda a usar
No processo de instalação o aplicativo cliente foi necessário apenas
responder algumas perguntas (incluindo e-mail e senha da conta que será
usada) e pronto, nenhuma outra configuração a mais é necessária. No
final da instalação, cada um dos aplicativos criou uma pasta especial no
Windows 7. Essa pasta é usada pelos serviços para sincronizar os
arquivos remotos com os locais, por causa disso, para fazer o backup
será preciso apenas salvar o arquivo nela.O envio do arquivo foi feito executando o Photoshop, modificando o arquivo, depois usando a opção “Salvar como” e escolhendo a pasta do serviço para gravar a modificação. Nos três serviços isso foi feito normalmente como se estivesse salvando localmente.
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É importante ressaltar que as informações colocadas aqui são apenas referências para ajudar na tarefa de escolher qual serviço usar, pois isso é algo que deve ser feito apenas pelo usuário e de acordo com as suas necessidades. Muitas vezes apenas um desses serviços já serve para um usuário, enquanto para outro é preciso usar mais de um ou até mesmo os três. O importante mesmo é que o serviço cumpra sua função, que é facilitar a vida de quem o está usando.
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