A última atualização do Android, agora na versão 4.1 (Jelly Bean), foi um grande passo para o sistema operacional móvel do Google.
As transições da já consagrada interface Holo, lançada com a versão 4.0
Ice Cream Sandwich, ficaram tão suaves quanto as do iOS. E, após a
aquisição da Motorola
pelo Google, naturalmente todos esperavam que a fabricante começasse a
lançar aparelhos com a versão ‘pura’ do Android, com atualizações
rápidas e garantidas. Porém, não é isso que está acontecendo. E a
resposta está - em parte - na dependência da Motorola às operadoras de
telefonia.
Uma indicação de que essa suposição pode ser verdadeira veio de um dos executivos da Motorola, que declarou recentemente saber que todos querem atualizações rápidas e garantidas por um longo período, e que geralmente preferem o Android ‘puro’. O executivo, no entanto, afirmou que a Motorola é obrigada a fazer alguma personalização no Android. Seja para diferenciar-se da concorrência ou abrir caminho aos aplicativos proprietários da Verizon, a verdade é que a consagrada fabricante parece estar de mãos atadas e se vê forçada a atender exigências do setor para vender seus aparelhos no mercado - neste caso, o norte-americano.
No Brasil, o problema tende a persistir com o Razr HD, lançado há
alguns dias por aqui. Sem provas de que as operadoras nacionais façam
esse tipo de exigência (apesar de usarem suas próprias costumizações), é
mais provável que a Motorola não tenha interesse em fabricar uma versão
do aparelho especialmente dedicada ao mercado brasileiro.
A linha Razr tem recursos muito interessantes e com certeza tem seu apelo ao consumidor, mas, com todos os problemas de atualização que o Android sofre, espera-se que o Google tome alguma atitude para que haja atualizações mais frequentes. E não só por parte da Motorola, mas também com outras fabricantes. Afinal, quem não quer sentir o gosto do Jelly Bean e de outras "sobremesas" nas atualizações lançadas anualmente pela gigante das buscas?
Apesar
de ter sido adquirida pelo Google, a Motorola não oferece de fábrica o
Android 4.1 Jelly Bean puro em seus lançamentos recentes (Foto:
Reprodução/The verge)
O caso veio à tona por conta da operadora norte-americana Verizon. Com
cerca de 94 milhões de clientes nos EUA, a empresa teria poder de
decisão suficiente nas negociações com a Motorola a ponto de forçá-la a
modificar o software de seus aparelhos para que eles pudessem entregar
versões personalizadas do Android aos seus clientes.Uma indicação de que essa suposição pode ser verdadeira veio de um dos executivos da Motorola, que declarou recentemente saber que todos querem atualizações rápidas e garantidas por um longo período, e que geralmente preferem o Android ‘puro’. O executivo, no entanto, afirmou que a Motorola é obrigada a fazer alguma personalização no Android. Seja para diferenciar-se da concorrência ou abrir caminho aos aplicativos proprietários da Verizon, a verdade é que a consagrada fabricante parece estar de mãos atadas e se vê forçada a atender exigências do setor para vender seus aparelhos no mercado - neste caso, o norte-americano.
A linha Razr tem recursos muito interessantes e com certeza tem seu apelo ao consumidor, mas, com todos os problemas de atualização que o Android sofre, espera-se que o Google tome alguma atitude para que haja atualizações mais frequentes. E não só por parte da Motorola, mas também com outras fabricantes. Afinal, quem não quer sentir o gosto do Jelly Bean e de outras "sobremesas" nas atualizações lançadas anualmente pela gigante das buscas?
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