quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Foto de mendigo galã bomba no Facebook; entenda o meme

Um "mendigo galã" da cidade de Curitiba é personagem do mais novo viral do Facebook. Algumas horas depois da publicação da fotografia do rapaz no mural da usuária Indy Zanardo e da grande repercussão da imagem – com mais de 24 mil compartilhamentos –, a internauta Fabiana Marquinhos informou que o homem é, na verdade, seu irmão, o ex-modelo Rafael Nunes da Silva, de 31 anos, e que ele está nas ruas por uso de drogas.


Rafael Nunes, de 31 anos, é ex-modelo e está nas ruas há cerca de três anos por uso de drogas (Foto: Reprodução)Rafael Nunes, de 31 anos, é ex-modelo e está nas ruas há cerca de três anos por uso de drogas (Foto: Reprodução)
Em seu mural no Facebook, Fabiana postou uma foto do rapaz, e disse que ele já foi internado dezenas de vezes. “Pessoal esse é o Rafael. Ele é meu irmão e está nas ruas por causa do crack. Ele já foi modelo, estudou e tem família, mas não quer ser tratar. Foi internado dezenas de vezes, e é agressivo com nós familiares. Enfim, ele está nas ruas porque quer e fala que está feliz”, escreveu.
Uma das irmãs de Rafael publicou uma fotografia dele há cinco anos, antes de o rapaz ir para as ruas  (Foto: Reprodução)Uma das irmãs de Rafael publicou uma fotografia
dele há cinco anos, antes de o rapaz ir para as ruas
(Foto: Reprodução)
Além do reconhecimento feito por Fabiana, outra irmã do rapaz, Rubiana Nunes, também afirmou que a imagem é mesmo de Rafael. Segundo uma das postagens dela, o rapaz está nas ruas há mais de três anos. Em seu mural, ela ainda afirmou que está assustada com a repercussão da história. “Chorei muito, fiquei muito assustada, mas espero q tudo isso salve meu irmão!”, publicou.
Ainda circula pela Internet a hipótese de que o viral não passa de uma propaganda para uma agência de modelos. Mas Rubiana tratou de desmentir a história. “O pior é que tem gente me mandando e-mail e mensagem dizendo que é mentira, que foi um ensaio. Meu Deus! Só queremos que isso tudo ajude ele a se salvar de uma vez por todas! Nossa família já fez de tudo”, afirmou.
Segundo Indy Zanardo, responsável pelo sucesso do viral, o rapaz a teria abordado na Praça Tiradentes, em Curitiba, para pedir que ela o fotografasse. “Este rapaz chegou até mim nas ruas de Curitiba, e me pediu se eu poderia tirar uma foto dele. Eu perguntei para que, e ele me respondeu: ‘Para colocar na rádio, quem sabe eu fico famoso’. Na rádio eu não posso por, mas aqui no mural do meu Facebook sim, e ele será famoso entre meus amigos”, escreveu Indy.
O sucesso do viral já chegou à outra rede social. No Tumblr “501 mendigos para pegar antes de morrer”, a fotografia do ex-modelo aparece entre os primeiros nomes da lista. No Facebook, além dos compartilhamentos, alguns internautas já reproduziram montagens com a imagem, tornando o rapaz o mais novo meme da web. Além disso, a imagem de Rafael também foi usada em uma espécie de propaganda na fan page de uma barbearia. No entanto, após comentários que criticavam a atitude, a empresa retirou o post do ar.
Internautas já reproduziram montagens com a fotografia do "Mendigo galã" (Foto: Reprodução)Internautas já reproduziram montagens com a fotografia do "Mendigo galã" (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário