quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Android já está em 4 de cada 10 tablets, mas iPad ainda lidera

O iPad ainda domina o mercado de tablets, mas o crescimento dos aparelhos com o sistema operacional Android é animador para o Google. De acordo com um estudo realizado pela empresa Strategy Analytics, o software da Gigante das Buscas já pode ser encontrado em 41% dos tablets de todo o mundo - um aumento de 22% em relação ao mesmo período em 2011.
Tela tem alta definição (Foto: Stella Dauer) (Foto: Tela tem alta definição (Foto: Stella Dauer))Android ganha cada vez mais espaço no mercado
de tablets (Foto: TechTudo/Stella Dauer)
Esta estatística e a consequente queda da participação no mercado da Apple e do iOS não significam, porém, que os consumidores estão deixando o iPad de lado. O que acontece, segundo a própria Strategy Analytics, é que o “peso coletivo” do Android está começando a falar mais alto.
Enquanto a Apple só tem a linha iPad para comercializar com seu sistema, o sistema operacional móvel do Google está em uma infinidade de aparelhos das mais variadas marcas. Além disso, os dispositivos com o software normalmente são mais baratos e acessíveis para o público em geral – como o Kindle Fire, da Amazon, e até o próprio Nexus 7, fruto da parceria entre Google e Asus.
A Apple segue líder absoluta do segmento, com 56,7% dos usuários. No entanto, no mesmo período em 2011, a empresa tinha 64,5%. Trata-se de uma queda razoável para a companhia de Tim Cook e que pode se acentuar ainda mais no fim do ano.
Bem atrás na disputa está a Microsoft, que tem somente 1,6% do mercado com seu sistema operacional. Porém, como o Windows 8 e o tablet Surface acabaram de ser lançados - registrando ótimos resultados na pré-venda -, espera-se que a companhia cresça bastante e ajude a destronar a Apple no segmento dos tablets.

Nenhum comentário:

Postar um comentário