terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Smartphone da LG aposta no 3D para se diferenciar da concorrência

Optimus 3D permite ver conteúdo em 3D sem óculos especiais

Nos últimos anos, a tecnologia 3D ganhou o cinema, a TV e os videogames portáteis. Com o Optimus 3D, a LG pretende trazer o 3D também para os smartphones. Com preço sugerido de R$ 1.999, o aparelho é um dos celulares mais sofisticados do mercado e compete diretamente com Samsung Galaxy S II, Xperia Play, Motorola Milestone 3, iPhone 4 e iPhone 4S, que deve chegar ao Brasil até o fim deste ano.

Características físicas

Com tela sensível ao toque de 4,3 polegadas e peso de 169 gramas, o Optimus 3D é um pouco gordinho quando comparado a seus concorrentes mais próximos. Boa parte do peso extra pode ser atribuída aos componentes necessários para a tecnologia 3D, como as duas câmeras traseiras de 5 megapixels cada (o aparelho tem também uma câmera para videoconferências de 1,3 megapixel). O corpo gordinho do aparelho não incomoda, mas pode desagradar usuários que valorizam o design.

Aparte da frente do aparelho não tem nenhum botão físico. A tela de 4,3 polegadas ocupa praticamente toda a superfície e traz, na parte inferior, quatro teclas comuns em celulares Android: tecla de contexto (aciona funções do aplicativo aberto na tela), Home, voltar e busca.

Nas laterais ficam botão de volume, botão dos recursos 3D, porta USB e saída HDMI. Esta última permite enviar para TVs 3D os vídeos em três dimensões gravados no aparelho (o Optimus 3D vem com cabo HDMI). O botão liga/desliga fica no alto do aparelho, próximo à entrada para fone de ouvido.

Na parte traseira ficam as duas câmeras de 5 megapixels, o flash de LED e alto-falantes. O acabamento do aparelho é sóbrio e de boa qualidade, com bordas arrendondadas e um material plástico preto fosco na parte traseira.

3D

A maior curiosidade em relação ao aparelho é se a tecnologia 3D funciona mesmo. Nos testes do iG, foi possível constatar que o 3D funciona de forma convincente. Mas a qualidade da imagem depende muito do tipo de conteúdo, do ângulo de visão e da iluminação local.

O Optimus 3D usa o método conhecido como efeito paralaxe para gerar a sensação do 3D. Este método, similar ao usado no videogame portátil Nintendo 3DS, dispensa o uso de óculos especiais.

O lado bom desse método é que ninguém precisa pagar mico usando óculos 3D em locais públicos. O lado ruim é que, para perceber o 3D, é necessário segurar o aparelho em uma posição fixa e qualquer leve movimento já e suficiente para deixar a imagem borrada.

Um botão na lateral do aparelho ativa um menu com todos os recursos 3D. Por meio desse menu é possível assistir ao canal de vídeos 3D do YouTube, ver fotos em vídeos em 3D guardados no aparelho, acionar a câmera e jogar games em 3D.

O Optimus 3D tem ainda um botão que exibe vídeos comuns em 3D. Na prática, esse botão distorce o vídeo para criar a ilusão de profundidade. É possível notar a mudança para o 3D, mas o efeito é bastante sutil e não se compara a vídeos criados nativamente em 3D. 

Sistema

O Optimus 3D chega ao mercado com a versão 2.2.2 (Froyo) do Android. É uma desvantagem em relação a alguns de seus concorrentes, que já têm a versão 2.3. Mas a LG afirma que uma atualização para a versão mais nova deve estar disponível até dezembro. Nos testes do iG, o Optimus 3D se mostrou um aparelho rápido. Praticamente não houve engasgos ao usar os programas. 

A interface do Optimus 3D não é muito diferente da de outros aparelhos com Android. A tela principal traz um componente de previsão do tempo que ocupa metade da área útil para aplicativos, mas, como em qualquer aparelho com Android, isso pode ser mudado pelo usuário.

O lado positivo é que, mesmo sem levar em conta o 3D, o aparelho não decepciona. Ele é rápido, tem tela ampla e com boa sensibilidade e, com a atualização de dezembro, terá acesso a todas as funcionalidades do Android. 

Ficha técnica
Aparelho: Optimus 3D
Fabricante: LG

Configuração: processador dual core de 1 GHz, 512 MB de RAM, 8 GB de memória para armazenamento, entrada para cartão microSD, tela capacitiva de 4,3 polegadas, Android 2.2, 3G, Wi-Fi, 2 câmeras traseiras de 5 MP com flash LED, câmera frontal de 1,3 MP

Pontos fortes: tela ampla e com boa sensibilidade, rápido, efeitos 3D são interessantes principalmente em jogos.

Pontos fracos: “gordinho” quando comparado a aparelhos da mesma categoria, falta de conteúdo nativo em 3D limita o uso do recurso.

Conclusão

Com preço na casa de R$ 2 mil, o Optimus 3D é um aparelho para quem não se importa em gastar muito para ter um smartphone de primeira. Mas seu principal atrativo, o conteúdo 3D, tem apelo limitado. No momento, há pouco conteúdo produzido nativamente em 3D. Além disso, o efeito 3D gerado pelo aparelho é convincente, mas exige mãos de cirurgião e cansa a vista após um determinado tempo. 
por Thiago Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário