terça-feira, 20 de dezembro de 2011

15 recursos que os usuários esperam do iPhone 5

Embora as grandes especulações girassem em torno do lançamento do iPhone 5, a Apple surpreendeu boa parte dos usuários com o seu iPhone 4S. Dezenas de inovações que foram imaginadas para o produto foram, de um dia para o outro, frustradas. Apesar da nova versão ainda estar fresca, no melhor estilo recém-saída do forno, nada impede que os mais apaixonados já projetem as suas expectativas o próximo aparelho. E aí vão os quinze recursos mais citados (e desejados) nos últimos meses pelos usuários e que adoraríamos ver tornando-se realidade no iPhone 5.

A lista, elaborada pelo site CNET, engloba características que foram ou não alvo de fortes especulações nos últimos meses. É um apanhado daquelas funcionalidades que usuários do iPhone já se pegaram imaginando implementadas, mas que não necessariamente chegarão ao celular.

1. Saída Micro-HDMI

Adaptador Micro-HDMI (Foto: Reprodução)
Que tal uma saída Micro-HDMI no próximo iPhone? (Foto: Reprodução)

O suporte a vídeos HD, incluído pela primeira vez no iPhone 4, é um dos grandes atrativos do aparelho. E, para poder usurfruir ao máximo das possibilidades abertas pelo recurso, nada melhor do que uma saída Micro-HDMI embutida. Com ela, seria muito simples conectar o smartphone a televisão e assistir às imagens nele armazenadas.

Atualmente, a integração depende de um adaptador, que custa US$ 39, cerca de R$ 70 na atual cotação da moeda americana. A adição da saída, de certa forma, não parece inviável. Diversos smartphones Android, por exemplo, já apresentam o sistema embutido.

2. Bateria removível

Conceito iPhone (Foto: Reprodução) 

Tendo em vista o histórico da Apple em relação ao design de seus produtos, essa parece uma das modificações mais difíceis de serem implementadas desta lista. Não por envolver algo extremamente tecnológico ou de produção cara. Simplesmente porque não é do feitio da Apple. Desde o primeiro iPhone, os usuários tem se deparado com a impossibilidade de remover a bateria dos seus smartphones.

Aliás, a opção por baterias não-removíveis estende-se a outros produtos da companhia, tais como o iPod e o iPad. Tendo em vista as constantes surpresas da Apple, ainda é possível ter uma pontinha de esperança de que, no iPhone 5, seja possível simplesmente comprar uma bateria extra e usá-la como substituta emergencial para quando a original descarregasse.

3. Memória expansível

Micro-SD (Foto: Divulgação) 
Micro-SD (Foto: Divulgação)

Assim como o caso da bateria removível, a Apple parece nadar contra a corrente do mercado ao não oferecer aos usuários a possibilidade de expandir a memória dos seus dispositivos com cartões externos. Isso, de certa forma, eliminaria a necessidade de produção de várias versões com diferentes memórias internas.

Esta, mais uma vez, é daquelas mudanças que não parecem ir de acordo com o que conhecemos da Apple. Então, provavelmente nada de memória externa para o iPhone 5.

4. Segurança biométrica

Patente Apple (Foto: Reprodução) 
Patente sugere a incorporação de identificação biométrica (Foto: Reprodução)

Com um sistema de detecção biométrica implementado no iPhone 5 seria possível pagar contas, movimentar dados sigilosos e mesmo guardar seus arquivos com a garantia de que somente o próprio usuário teria acesso a eles. Mais segura que um sistema de senhas comum, essa seria uma inovação muitíssimo bem-vinda.

A possibilidade de que a tecnologia chegue a tornar-se realidade existem. Isso porque a Apple, há certo tempo, registrou patentes que davam conta de um sistema biométrico incluso no seu gadget. Se está nos planos da empresa aplicá-lo já no iPhone 5, no entanto, permanecerá um mistério - ao menos por enquanto.

5. Integração com NFC

NFC (Foto: Reprodução) 
iPhone 5 com NFC? (Foto: Reprodução)
 
Voltando ao campo dos "prováveis". Muitos esperavam que o recém-lançado iPhone 4S contasse com a NFC (Near Field Communication), que permite a comunicação entre dois dispositivos de forma wireless. A tecnologia está incluída em alguns smartphones do mercado, e basicamente tem sido usada como uma ferramenta para realizar pagamentos através do aparelho, um sinônimo de praticidade.

Então, especular um iPhone 5 com NFC é uma boa pedida. Quem sabe, daqui a uns meses, o sistema esteja em um gadget com o logo da maçã?

6. Mais memória interna

Conceito de iPhone (Foto: Reprodução) 
Conceito dá ao iPhone 128 GB de memória interna (Foto: Reprodução)
 
Ok, a memória externa pode ser improvável. A Apple até oferece alternativas graúdas, para aqueles que adoram adicionar novos aplicativos e manter o smartphone recheado de músicas e vídeos. Ao que parece, os 64 GB máximos não são suficientes para alguns. Então, como não podemos apostar as nossas fichas na possibilidade de crescer esse número com um cartão externo, que tal uma memória interna mais, digamos, gordinha?

Não é difícil imaginar um iPhone 5 com 128 GB de memória. Espaço mais que suficiente para comportar uma enormidade de arquivos de aúdio, por exemplo. E é algo até superior com alguns modelos de notebook que ainda vemos por aí.

7. Suporte a Flash

iPhone com suporte a Flash (Foto: Reprodução/DownloadAtoZ) 
iPhone com suporte a Flash (Foto: Reprodução/DownloadAtoZ)
 
Para os conhecedores do iPhone, o título basta. Uma das grandes reclamações do usuários, desde o lançamento do smartphone, tem sido a ausência do suporte a Flash, o que prejudica a navegação na web e limita o seu uso. E, por mais pressão que possa existir, a Apple parece segura em sua posição.

8. Videochamada pela rede de telefonia móvel

Videochamada pela rede de telefonia (Foto: Reprodução/CNET) 
Videochamada pela rede de telefonia (Foto: Reprodução/CNET)
 
Existe a possibilidade de realizar videochamadas pelo iPhone através do Wi-Fi. A Apple, no entanto, não oferece no gadget suporte oficial a chats de vídeo via 3G. Para os que gostam de aproveitar ao máximo tudo o que o aparelho tem a oferecer, esse é um item bastante desejado.

Já existe o FaceTime e a câmera frontal. Será que no iPhone 5 será possível fazer videochamadas por 3G?

9. Carregador indutivo embutido

Carregador de bateria indutivo (Foto: Divulgação) 
Carregador de bateria indutivo (Foto: Divulgação)
 
Carregar o iPhone 5 apenas aproximando-o de uma superfície, sem a necessidade de fios. Essa tecnologia já existe, e é chamada de Qi. O seu funcionamento depende da inclusão de um chip no interior do dispositivo. É possível que alguns aparelhos de 2012 contem com o recurso integrado, e torcemos para que o próximo lançamento Apple entre na jogada.

Ainda seria necessário utilizar a superfície específica para que fosse possível a comunicação wireless para o carregamento. Parece uma alternativa interessante, mas que não é tão mais prática do que os tradicionais fios.

10. Melhores gráficos 3D

Melhores gráficos 3D (Foto: Divulgação) 
Melhores gráficos 3D (Foto: Divulgação)
 
A Apple tem investido - e muito - neste quesito. O iPhone 4S ganhou um chip idêntico ao que recebe seu irmão maior, o iPad. Isso é garantia de um melhor desempenho e suporte a gráfico mais elaborados. Para os gamers, significa que jogos mais sofisticados encontrarão lar no aparelho.

Pela lógica, a próxima de geração de smatphones trará componentes ainda mais potentes. Essa, portanto, é uma aposta bastante acertada. Se o iPhone 4S é um show de potência, segundo a própria Apple, podemos esperar ainda mais para o sucessor.

11. Processador A6

Processador A5 Apple (Foto: Divulgação) 
O sucessor do A5 estaria no iPhone 5? (Foto: Divulgação)
 
E já que estamos falando de componentes básicos, um processador incrível não poderia faltar. Em fase de testes, a geração A6 deve equipar os novos iPads. Se o iPhone 4S e o iPad 2 compatilham o mesmo processador, especular sobre um chip A6 no próximo smartphone está dentro das perspectivas do real.

12. Maior duração da bateria

Bateria iPhone (Foto: Reprodução) 
Bateria iPhone (Foto: Reprodução)
 
Se não há bateria removível e não há carregador wireless, que ao menos o iPhone 5 venha com uma bateria que dure ainda mais. Em toda nova versão lançada, a bateria é sensivelmente melhorada. Então, é de se imaginar que esta seja uma das caractéristicas no próximo modelo. Não esperamos por uma super-bateria, que suporte dezenas de horas de reprodução de vídeos, mas que ao menos a diferença seja de fato sentida pelos usuários no dia a dia. 

13. Compatibilidade 4G

Compatibilidade 4G (Foto: Divulgação) 
Compatibilidade 4G (Foto: Reprodução)
 
Embora alguns tenham acreditado que o nome do iPhone 4 fizesse referência a rede 4G, assim como o iPhone 3G o fez, essa é uma compatibilidade que ainda não chegou ao aparelho. E o número de concorrentes que contam com esta característica cresce a cada ano.

As operadoras do Brasil, ao menos por enquanto, ainda não oferecem o suporte a esta tecnologia. Apesar disso, alcançar a próxima geração de telefonia móvel parece uma tendência mundial, que deve acontecer mais cedo ou mais tarde. Para a Apple, implementar o 4G nos seus aparelhos pode ser uma jogada mirando o futuro dos smartphones, assim como o tem feito as principais fabricantes rivais.

14. Novo design

Conceito iPhone 5 (Foto: Divulgação) 
Conceito iPhone 5 imagina novas cores e visual renovado (Foto: Divulgação)
 
O design certamente é, para alguns, uma parte tão importante quanto um hardware incrivelmente potente. A Apple sabe disso e nos seus lançamentos, sempre buscou um visual forte para os seus produtos. Pedir um novo design não significa que o iPhone 4S seja feio, mas simplesmente que inovações são sempre bem-vindas - ou ao menos quando bem feitas.

A espera para ver como o iPhone 5 se parecerá já gerou pela web um número gigantesco de conceitos elaborados por designers e fãs da empresa. Novas cores? Mais fino? Mais leve? As suposições são muitas, e sortuda será a Apple se conseguir atender ao menos uma parcela das expectativas. 

15. Tela maior

iPhone 5 (Foto: Reprodução) 
Conceito do iPhone 5 com tela de 4 polegadas (Foto: Reprodução)
 
Já que estamos falando de design, há um ponto essencial: o tamanho da tela. Este é um tópico sempre mencionado em listas e supostas informações "vazadas", que pipocam por aí quando a data de um lançamento se aproxima. Uma tela de 4 polegadas parecia uma certeza há algum tempo, quando aguardávamos pelo sucessor do iPhone 4. A Apple, no entanto, parece firme nas 3,5 polegadas, mantidas desde o primeiro lançamento. Bem, esperanças não faltam.

E aí, você acha que faltou alguma coisa na lista do CNET? Para você, o que seria essencial num smartphone da próxima geração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário