sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Nissan revela carro elétrico que se recarrega em 10 minutos

Um dos principais gargalos para a popularização dos carros elétricos parece estar em vias de ser derrubado. A Nissan desenvolve e já tem resultados interessantes de um novo modelo que recarrega em apenas 10 minutos. O modelo usado nos testes é o Leaf. Um ganho expressivo num cenário em que é preciso espetar o carro na tomada por umas horas para ter carga plena nas baterias.

Carro elétrico da Nissan (Foto: Reprodução/SlashGear) E não é apenas o carro. A Nissan também desenvolveu o sistema de recarga. É como se todos andássemos de carruagens ou de carros e precisássemos produzir gasolina em casa, a partir do petróleo. E um sujeito fabricasse o primeiro automóvel, apresentando de quebra a primeira bomba de gasolina.

A Nissan uniu forças com a Universidade Kansai para resolver um dos grandes problemas técnicos dos carros elétricos atuais: o tempo de recarga de suas baterias (o outro é a autonomia). A capacidade de carregar energia tão rápido vem de componentes novos desenvolvidos para substituir eletrodos e capacitores por materiais muito mais eficientes. Mas isso reflete diretamente nos custos.

Normalmente, carga rápida pode significar perda de voltagem e de autonomia. É aquela coisa, você até pode desenvolver uma bateria que carregue rápido, mas ela não vai ter muita carga. Isso até os japoneses da Universidade de Kansai e o pessoal da Nissan se debruçarem sobre o problema.

Fontes indicam que, apesar do incontestável avanço, a tecnologia não ficará disponível em menos de 10 anos.
por Thiago Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário