terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ARM anuncia processador Cortex-A7 para até 5 vezes mais eficiência

Novo chip para portáteis deve chegar ao mercado em 2013, mas já promete resultados excepcionais.

 
(Fonte da imagem: Divulgação/ARM)

O consórcio das empresas fabricantes de processadores com arquitetura ARM divulgou que um novo modelo de chip já está garantido para os próximos anos. Trata-se do Cortex-A7, que vai ser produzido para substituir o A8 no mercado de portáteis. Segundo nota oficial, os novos componentes serão construídos com processos de 28 nanômetros, garantindo muito mais eficiência.

Até cinco vezes mais veloz do que a geração anterior, o Cortex-A7 deve ser ainda responsável pela economia de energia para garantir o consumo de apenas um quinto do que o Cortex-A8 utiliza. Uma curiosidade: a princípio, o novo chip é single-core (ou seja, possui apenas um núcleo), mas ele é combinado a outros processadores para oferecer melhor desempenho.

Um dos principais componentes a ser utilizado em conjunto com o A7 é o A15, que trabalha em processos de 40 nanômetros. Os clocks disponibilizados pelo processador são de 1,5 GHz, razoavelmente mais altos do que oferecem os atuais ARM Cortex. Os primeiros tablets e smartphones a receberem o novo componente devem chegar somente em 2013.

 
(Fonte da imagem: Divulgação/ARM)

Ainda em nota oficial, o consórcio ARM afirmou que os processadores Cortex-A7 podem ser utilizados também independentemente. Dessa forma, eles pretendem garantir que fabricantes de smartphones mais em conta também possam oferecer chips de qualidade aos consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário