terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Review do Google Nexus 10: o 'iPad killer' que sai bem mais em conta

O mercado de tablets ganhou um corrente de peso com o novo Nexus 10, fruto da parceria entre o Google e a Samsung. O supertablet chega para brigar bonito com o iPad da Apple, que continua líder nesse mercado e não para de crescer no Brasil e no mundo. Mas os últimos números do Google mostram que os tablets com Android estão encostando no seu maior concorrente. Em setembro de 2012, o número de ativações era de impressionantes 70 mil novos tablets por dia.
Nexus 10, o novo tablet da família Nexus do Google chega para abocanhar o mercado dominado pelo iPad (Foto: Divulgação)Nexus 10, o novo tablet da família Nexus do Google chega para abocanhar o mercado dominado pelo iPad (Foto: Divulgação)
O Google aumentou sua família Nexus, que começou com o Nexus 7 (confira o review dele), passando pelo novo smartphone Nexus 4 em parceria com a LG e agora o Nexus 10. São 3 gadgets de tamanhos e configurações diferentes para a melhor escolha do usuário.
A escolha
O iPad - assim como qualquer produto da Apple - é sempre a decisão mais fácil. Afinal, é um produto completo, poderoso, com uma experiência incrível de usabilidade. Mas chegou novembro de 2012 e o Google entrou na briga dos tablets 10 polegadas com força total. O Nexus 10, fabricado pela Samsung (alguém aí vê mais um exemplo da polarização Samsung x Apple nessa parceria?), parece uma escolha razoável.
Nexus 10 ainda na caixa (Foto: TechTudo / Fabrício Vitorino)Nexus 10 ainda na caixa (Foto: TechTudo / Fabrício Vitorino)
O difícil seria encomendar o gadget: já nas duas primeiras semana de vendas, entre os dias 13 e 27 de novembro, o Nexus 10 estava esgotado. Mas, por um golpe de sorte, conseguimos encomendar o aparelho e ele chegou redondinho, em uma caixa discreta e elegante, a nosso quarto de hotel. Foi amor à primeira vista. Depois de "logado", estava ali, na nossa frente, todo o ecossistema Android de nossos celulares. Com as senhas e configurações de wi-fi e apps. Tudo.
Design
Nexus 10 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Carcaça emborrachada do Nexus 10 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)
Sua carcaça emborrachada na traseira, de cara, já dá uma melhor "pegada" ao segurar o tablet, se comparado com o iPad. Com um acabamento de plástico, traz ainda bordas arredondadas e uma usabilidade ainda mais confortável na hora de ler ou navegar.
Pesando apenas 603g, seu corpo mais enxuto, ganha do iPad por 59g, o que faz dele o tablet de 10 polegadas mais leve e poderoso do mercado. O botão de liga/desliga/bloqueio fica no topo do aparelho. Os outros botões e conexões encontram-se em suas laterais: controle de volume, entrada microUSB, saída microHDMI, entrada para fone de ouvido e seis pequenos conectores na parte inferior, que servirá para um futuro dock. 
Software e desempenho
Nexus 10 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Nexus 10 chega com o Android 4.2 limpo (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)
O Android vem limpo com a última versão, 4.2 (Jelly Bean). A barra de aplicativos traz alguns apps do Google, mas podem ser trocados por qualquer outro da opção do usuário. Uma outra grande vantagem da versão Jelly Bean é a utilização de multiusuários, facilitando ainda mais a vida para quem precisa dividir o gadget com seus familiares.
O software se mostra bem mais completo que as versões passadas, só falhando nos codecs do player de vídeo. O Google Now, que funciona muito bem no Nexus 10, é um serviço que, a cada dia que passa, se torna ainda mais útil para usuários de smartphones e tablets, embora ainda não esteja totalmente adaptado ao mercado brasileiro - ainda se confunde com lugares, medidas, distâncias e tudo mais que se possa imaginar.
A barra com botões virtuais traz apenas três funcões:
- Botão voltar: leva o usuário para última tela visualizada naquele momento;
- Botão "home": fecha tudo que está aberto na tela, voltando para a tela principal do tablet;
- Botão multitarefa: abre a janela com todos os apps que estão rodando em segundo plano. Para fechar cada um, o usuário só precisa arrastar o aplicativo a ser encerrado.
Com seu processador dual-core 1.7 GHz Cortex-A15 tudo fica simples e rápido: a edição imagens e vídeos com software próprio, a navegação, ao se assitir vídeos ou navegar no Chrome em HD.
Tela e câmera
Melhor tela entre os tablets do mercado (Foto: Divulgação)Melhor tela entre os tablets do mercado (Foto: Divulgação)
Sua tela tem a melhor densidade do mercado atualmente (com 300 dpi), ganhando da Retina do iPad e da tela do Kindle Fire HD. Com resolução de 2560 x 1600, os vídeos e fotos parecem saltar da tela com a qualidade de imagem e nitidez.
O Google também não esqueceu de proteger a tela contra arranhões, colocando a segunda geração do Gorilla Glass no Nexus 10 (Corning Gorilla Glass 2, saiba mais sobre as novas versões).
As câmeras são de 1.9 MP, frontal, e a principal traseira, de 5 MP. Ambas tiram excelentes fotos quando se tem boa iluminação no ambiente. A frontal funciona muito bem para as conferências em vídeos pelo Google+ (tutorial de como utilizar o Hangout).
Uma nova ferramenta da câmera principal, chamada de Photo Sphere, traz a possibilidade de se tirar fotos em 360º. Abaixo, veja um vídeo da nova ferramenta em funcionamento no Nexus 4, mas que funciona igualmente no Nexus 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário