terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Google criou metade dos aplicativos mais usados em 2012, mostra pesquisa

O mercado de apps mobile foi dominado pelo Google em 2012. De acordo com dados divulgados pela comScore, a gigante das buscas é dona de cinco dos dez aplicativos mais utilizados nos Estados Unidos no ano passado. No entanto, o app com maior número de usuários únicos não pertence à empresa: a liderança ficou com o Facebook.
Google revela que não levará seus apps para Windows Phone 8 pois o sistema ainda não é popular. (Foto: Reprodução) (Foto: Google revela que não levará seus apps para Windows Phone 8 pois o sistema ainda não é popular. (Foto: Reprodução))Apps do Google comandam top 10 dos mais
usados em 2012 (Foto: Reprodução)
Segundo os dados do comScore Mobile Metrix, que leva em conta os usuários americanos maiores de 18 anos que utilizam as plataformas móveis Android e iOS, o Facebook lidera a lista de apps mais usados no último ano, com 85,5 milhões de usuários únicos. Em seguida vem o Google Maps (74,6 milhões), Google Play (61,4 milhões), Google Search (60,5 milhões), Gmail (53,9 milhões) e YouTube (52,5 milhões).
Quando levado em consideração o engajamento dos usuários, o app do Facebook lidera novamente, sendo responsável por 23% de todo o tempo gasto pelos usuários utilizando aplicativos nos dispositivos móveis. Neste segmento, levando em conta todos os seus apps, o Google conta com somente 10% de participação, sendo que o Gmail é o app da empresa utilizado por mais tempo, chegando a 3%. Apesar de não aparecer na lista dos mais populares, o Instagram, do Facebook, também é responsável por 3% do tempo que os usuários gastam.
Cinco dos seis apps mais baixados nos EUA em 2012 são do Google (Foto: Reprodução/comScore) (Foto: Cinco dos seis apps mais baixados nos EUA em 2012 são do Google (Foto: Reprodução/comScore))Cinco dos seis apps mais baixados nos EUA em 2012 são do Google (Foto: Reprodução/comScore)

Esta é a primeira vez que o Google Maps perde o primeiro lugar entre as aplicações mais utilizadas. A queda se deve, em parte, pelo fato de a Apple ter excluído o app do seu novo sistema operacional, o iOS 6. Porém, com as críticas ao serviço de mapas próprio da Apple e com a liberação do Google Maps para o iPhone, em dezembro passado, certamente a briga pela primeira colocação em 2013 vai voltar a ficar interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário