sexta-feira, 23 de março de 2012

iPad: o estranho caso do tablet que é lançado sem 4G

O novo iPad começa a ser vendido amanhã em Portugal, mas sem compatibilidade com as frequências usadas para a quarta geração de telemóveis (4G) da Europa. E a Apple não parece ter solução para o caso.


Optimus, Vodafone, Worten e Fnac e várias lojas especializadas na eletrónica d consumo já se estão a preparar a chegada do novo tablet da Apple. Alguns destes revendedores anunciaram que vão começar a aceitar encomendas on-line à meia-noite. Mas há uma coisa que é certa: nenhum dos modelos que vão chegar às lojas está preparado para operar com as frequências usadas pelas redes 4G portuguesas (800 MHz, 2100 MHz, e 2600 MHz). O que significa que os três modelos do novo iPad que, nos EUA, são anunciados como sendo compatíveis com 4G, na verdade, apenas são, como anuncia hoje a Optimus, 3,5G em Portugal (na melhor das hipóteses podem chegar aos 42 Mbps, enquanto o 4G recém-lançado pelos operadores móveis portugueses pode chegar aos 100 Mbps).
No setor da eletrónica de consumo, são várias as vozes que revelam alguma apreensão quanto ao caso. «A Apple já foi questionada por vários operadores e cadeias de lojas que operam na Europa e, simplesmente, não dá qualquer resposta ao assunto», revela uma fonte bem colocada no mercado, que optou pelo anonimato, quando inquirida pela Exame Informática.
O silêncio da Apple poderá estar relacionado com alguma dificuldade técnica em resolver a incompatibilidade com o 4G europeu. «Se fosse apenas um problema de upgrade de software, problema seria resolvido rapidamente… só que a Apple não dá qualquer resposta ao assunto nem refere como poderá ser resolvido. O que leva a crer que é algo mais complexo, que eventualmente só se pode resolver ao nível do hardware», explica a mesma fonte contactada pela Exame Informática.
Os entusiastas do novo iPad que fazem questão de ter 4G podem debater-se com um dilema: Será que compensa investir num iPad que, provavelmente, nunca poderá ter 4G em Portugal? «Pode ser que, mais tarde, a Apple resolva o problema lançando um modelo que é compatível com 4G na Europa», responde um das fontes contactadas pela Exame Informática.
Uma coisa é certa: com ou sem 4G, o novo iPad estreia à meia-noite em Portugal. São seis modelos (três deles alegadamente compatíveis com 4G), com preços a partir de 479 euro


Nenhum comentário:

Postar um comentário