sexta-feira, 23 de março de 2012

GeForce GTX 680: as novas gráficas da Nvidia

Os novos processadores gráficos da Nvidia são mais poderosos que a geração anterior, consomem menos energia e têm overclock automático.

 

Mais potência, overclock automático e menos gastos energéticos. Foram estas as promessas da Nvidia em São Francisco, onde a empresa desvendou os segredos da nova arquitetura Kepler aos jornalistas.
As primeiras placas gráficas Kepler a chegar ao mercado serão, como sempre, os topos de gama, as GTX 680. Estas gráficas incluem 1536 núcleos a funcionar a 1006 MHz, velocidade que pode ir automaticamente até aos 1058 MHz através da funcionalidade de overclock automático, o GPU Boost. O GPU Boost analisa constantemente vários factores como temperatura e energia, e se houver margem de manobra aumenta automaticamente a velocidade de processamento sem qualquer intervenção do utilizador.
As gráficas Kepler incluem, ainda, 2 GB de RAM GDDR5 com 256 bits de largura de banda e 6 Gbps de capacidade e compatibilidade com PCIE 3.0
O Kepler é uma arquitectura melhorada relativamente à anterior geração, com 3,5 mil milhões de transístores e, segundo a Nvidia, muito mais potência que a geração de placas gráficas que substitui. Esta maior potência resulta de um redesenho completo da gráfica. Por exemplo, uma GTX 580 dispunha de grupos de processamento com 32 núcleos cada e um controlador. Por comparação, cada grupo da GTX 680 dispõe de 192 processadores, seis vezes mais que a geração anterior. Oito destes grupos fazem os tais 1536 núcleos que compõem uma GTX 680.
Além do hardware, as novas GTX 680 suportam novos modos de antialiasing. O TXAA providencia, segundo a Nvidia, oito vezes a qualidade do MSAA, custando o mesmo, em termos de desempenho, que o MSAA 4x.
Por fim, temos o Adaptive VSync, que nos permite activar o VSync sem as enormes perdas de desempenho associadas.
O preço médio de venda sugerido pela Nvidia para a GTX 680 é de 419 euros, sem IVA. Com IVA, este preço deverá ser de 520 euros em Portugal. Todavia, temos de ter em conta que estes são os preços sugeridos pela Nvidia e não pelos parceiros que, na realidade, vendem as placas gráficas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário