Veja por exemplo o que muitos usuários, principalmente os iniciantes pensam a respeito do vírus:
- Muitos pensam que vírus de computador são como fungos que atacam e deterioram as placas e os circuitos do computador.
- Outros pensam que deixar um CD ou pen driver junto com outro sadio poderá ser contaminado também.
- Muitos pensam que na sexta feira 13 é o dia marcado para os vírus atacarem. O motivo para esse folclore é que o vírus “sexta feira 13” existe e foi um dos pioneiros a atacar com data marcada, alem desse existem mais vírus que atacam com data marcada.
Essas situações chegam a ser engraçadas, mas é o que muitos pensam. Mas o que se deve ter em mente é que vírus é apenas um software.
Os vírus nada mais são do que programas. Programas que por sua vez só causaram algum dano se forem executados. Um programa contaminado com vírus não causará dano algum se for apenas copiado para um computador. Nesse caso os programas são apenas lidos para a memória e gravados em outro meio de armazenamento. Se um programa contaminado não for executado, será impossível que o vírus se propague.
Geralmente os vírus ficam escondidos em áres do disco rígido que contenham instruções, essas áreas são duas:
Primeira o setor de boot, é neste local que uma grande parte do vírus se instala e que por sua vez é lido pela memória e executado em todas as operações de boot. Eles podem conter extensões .EXE, .COM, .SYS, .OVZ, .OVR, .BIN, .DLL.
Segunda é que no passado nos não precisávamos nos preocupar com arquivos de dados, que não podendo ser executado não podiam conter vírus. Hoje existem os vírus de macro que podem chegar em arquivos do Word e Exel, por exemplo.
Os vírus são perigosos para usuários que não tomam precauções, aqueles que tomam o devido cuidado podem ficar tranqüilos, pois seu computador nunca será contaminado.
Deixo aqui algumas dicas de prevenção que podem evitar que você contraia um vírus e que seu computador fique sempre protegido:
- Faça um BACKUP de seus arquivos importantes.
- Faça uma cópia da tabela de partição do seu disco rígido
- Use um escudo anti-vírus com versões mais recentes e mantenha sempre atualizado.
- Muito cuidado com os anexos de e-mail. Muitos vírus de email utilizam o catálogo de endereços para se auto enviarem para outras pessoas. Observe sempre que na caixa de diálogo sempre vem um clips ou ponto de esclamação em vermelho quando á possibilidade de o email estar contaminado com vírus, cuidado!
-Antes de abrir qualquer disco removível que tenha sido inserido em outro computador sempre usar um programa de antivírus, principalmente adolescentes, estudantes, pois no ambiente acadêmico existem um alto indicie de contaminação por vírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário