Famosa pelo slogan que faz alusão a “liberdade total” nas telecomunicações, a Oi está revisando a política que sustenta - faz alguns anos - de não cobrar multa de seus clientes. Quem entra no site da banda larga Velox dá de cara com uma mensagem informando que, ao contratar o serviço, é preciso permanecer nele por pelo menos 12 meses.
"Quem ama bloqueia" (Foto: Reprodução)
No jargão de telecomunicações isso se chama Fidelidade. A companhia faz um contrato no qual especifica o tempo de permanência, e caso o cliente não cumpra aquele período mínimo — a Anatel fixa esse prazo em até 12 meses, e não mais que isso —, ele terá que pagar uma multa para cancelar o serviço.
No site do Oi Velox é possível ver a lista de velocidades que o serviço comporta, desde 300 Kbps até 15 Mega. Abaixo dessa informação o internauta pode ler: “Oferta com fidelização de 12 meses”.
O cliente que contratar o serviço de banda larga a partir da quinta-feira ficará obrigado a pagar nada menos que R$150, caso decida largar o Velox antes do previsto em contrato. Num momento em que novas empresas estão barateando seu acesso à internet, a Oi garante por contrato que o cliente fique com ela até o fim do período determinado.
Pelo menos os assinantes do Oi Velox têm direito ao modem em regime de comodato. O benefício garante ao consumidor utilizar o modem da própria companhia, em vez de ter que adquirir um para si enquanto continuar pagando o serviço em dia.
Até onde se sabe a Oi não disparou nenhum comunicado à imprensa no qual afirma ter revisto a posição de não cobrar multa para cancelamento de serviços. Também não se sabe se a fidelidade vai voltar para os demais produtos, como telefonia fixa e telefonia móvel.
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