sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

GPUs comuns podem quebrar senhas em 12 segundos

Agência de internet britânica divulga relatório que mostra que processadores gráficos comuns também são armas de hackers.

 
(Fonte da imagem: Divulgação/NVIDIA)
 A capacidade de processamento das GPUs está superando a das CPUs. Segundo a agência de internet UKFast, novas técnicas de hackers conseguem fazer com que senhas complexas sejam quebradas em apenas 12 segundos. E para isso nem são necessários computadores superpoderosos, mas apenas GPUs como a NVIDIA GeForce GT220 (que custa apenas 70 euros, no Reino Unido).

Esse tipo de processador gráfico pode quebrar senhas de 6 caracteres em 12 segundos, 7 caracteres em 5 minutos e 8 caracteres em 4 horas. Se o hacker puder gastar um pouco mais, comprando uma placa de vídeo top de linha, o tempo gasto para a quebra de senhas é ainda maior. Neste segundo caso, cerca de 10,3 bilhões de códigos podem ser processados por segundo.

Segundo a própria UKFast, isso mostra que qualquer caractere a mais inserido nas senhas pode representar uma melhoria significativa na segurança de contas de email e redes sociais. O Tecmundo reafirma o que disse a agência britânica: quanto mais complexa sua senha, mais segura é sua conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário