Cientista demonstra o material responsável pordar invisibilidade a objetos (Foto: Reprodução)
Para você interessado na mecânica da coisa, em princípio, um metamaterial pensado para desenvolver capas de invisibilidade funcionam curvando ondas eletromagnéticas (luz) em volta dos objetos que envolvem. O grande problema é que formas tridimensionais, em algum momento, fazem curvas e oferecem ângulos. Aí entra a limitação das superfícies com refração negativa: não há uma forma muito eficiente, ainda, de se fazer com que a luz contorne esses ângulos e mantenha a ilusão de invisibilidade em todos os ângulos.
Mesmo só funcionando em ambientes com radiação, a capa poderia ter aplicações relevantes em seu estado atual. Ela poderia esconder veículos de radares com perfeição e, no caso das fibras óticas, permitiria que a luz fizesse curvas dentro dos cabos sem a perda da qualidade do sinal.
Apesar das limitações, o salto em relação a outras tentativas recentes em termos de tecnologia que torne objetos invisíveis é que, pela primeira vez, foi possível criar algo que, efetivamente, esconde totalmente um objeto. No entender dos pesquisadores, é questão de mais algum tempo e desenvolvimento para que a capa que torne algo invisível à luz ambiente e em todas as direções seja criada. As bases, agora, estão disponíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário