Projeto visa a criação de um novo paradigma de design para as aeronaves do futuro (Foto: Reprodução/Autopia)
Projetar o avião do futuro também envolve criar soluções que aumentem a
eficiência no consumo de combustível e a segurança. Para melhorar o
desempenho da aeronave, as empresas apostaram num desenho que foge
completamente do tradicional: em vez de asas transversais e uma
fuselagem longa, o X-48 foi proposto para usar o conceito de asas curvas
(blended wings, no inglês).Em termos de diminuição de ruído, a equipe de projeto decidiu equipar os protótipos com turbinas menores e cuidadosamente isoladas. A ideia é garantir que a aeronave seja mais silenciosa do ponto de vista das pessoas na terra, seja nas manobras no aeroporto, ou nos primeiros quilômetros após a decolagem ou antes da aterrissagem, que perturbam consideravelmente as vizinhanças dos aeroportos.
Não há data prevista para a Boeing lançar comercialmente o primeiro modelo baseado nas concepções do X-48. Entretanto, as diversas versões e protótipos do projeto, juntas, já somam 100 voos bem sucedidos. A Boeing pretende realizar ainda 20 outras missões com os protótipos antes de considerar o programa de desenvolvimento como concluído.
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