Conexão de Internet com a Estação Espacial Internacional permitiu a astronauta comandar robô de Lego na Terra (Foto: Reprodução)Para transmitir dados com eficiência, a Internet interplanetária precisa funcionar num ambiente extremamente inóspito a qualquer tipo de conexão: há radiações pesadas cruzando o espaço, o Sol explode com regularidade, enviando emissões de partículas e energia que perturbam qualquer sinal de transmissão e até mesmo o formato do espaço-tempo tem potencial para comprometer uma transmissão.
Para equacionar essa série de variáveis, técnicos da Nasa criaram o protocolo DNT (sigla em inglês para Protocolo de Rede Tolerante à Interrupção), que é a base para a transmissão de dados entre a Terra e Marte, por exemplo. É assim que a sonda Curiosity recebe comandos diretamente da Terra.
Embora extremamente confiável, o protocolo esbarra num problema: ainda é muito lento. A conexão entre Estação Espacial e Terra se dá com velocidade de 1,42 KB/s, quando mesmo um plano básico de banda larga supera essa velocidade em centenas de vezes. Uma das possibilidades de resolver o problema da velocidade está no pesado investimento em novos satélites retransmissores dos sinais, algo fora de questão no curto orçamento da Nasa para o restante da década.
Nenhum comentário:
Postar um comentário