quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Placa-mãe A55 Pro é a aposta da ASRock para o mercado de entrada

A ASRock revelou a nova placa-mãe A55 Pro, baseada no chipset A55 da AMD e com soquete FMI, que recebe processadores das últimas arquiteturas da AMD. Designada para o mercado de entrada, a placa ATX conta com um posicionamento diferente do comum para os conectores de cabos SATA. A ASRock apresentou o modelo como uma placa de baixo custo, mas essa afirmação só poderá ser confirmada quando o modelo chegar ao mercado com preço final.
Com bom arsenal de recursos, A55 Pro da ASRock pode ser uma opção interessante para o consumidor (Foto: Divulgação)Com bom arsenal de recursos, A55 Pro da ASRock pode ser uma opção interessante para o consumidor (Foto: Divulgação)
O layout da placa revela uma opção de design incomum: a ASRock, em lugar de posicionar todos os conectores SATA num único bloco, acabou optando por separá-los em dois grupos. Um deles, com quatro portas SATA 3.0, está situado logo depois do último slot PCIe. Uma placa grande montada nesse espaço fatalmente obstruirá os conectores SATA. Há, ainda, outros dois SATA 3.0 justamente acima de um slot PCIe x16, que também deverão exigir muito contorcionismo e criatividade na hora do usuário montar o PC.

Não é só o posicionamento dos conectores que diferencia a A55 Pro dos demais concorrentes no acirrado mercado de placas de baixo custo. No modelo, a ASRock disponibiliza suas tecnologias registradas, como as XFast RAM e XFast USB, que melhoram o rendimento de memória e dos periféricos conectados via USB.
Outros recursos da A55 Pro são dois slots PCIe x16 - um deles obstrui dois conectores SATA - e três slots PCIe x1. Há também porta Gigabit Ethernet, áudio com saída digital em 5.1 canais, saídas de vídeo DVI e D-Sub e seis portas USB 2.0. Com um bom pacote de recursos, caso consiga manter o preço realmente interessante ao mercado de entrada, a A55 Pro terá um ótimo custo-benefício para quem procura uma placa base para um sistema com processadores da AMD. O modelo deve chegar ao mercado no início de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário