quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Campo de futebol no Rio transforma energia de partidas em eletricidade

Um projeto da Shell transforma partidas de futebol em fonte limpa de energia elétrica. A iniciativa está sendo aplicada em um dos campos do Morro da Mineira, no Rio de Janeiro, e usa placas subterrâneas e captação de energia solar no processo. As partidas geram eletricidade suficiente para acender refletores usados no espaço durante a noite.

Campo no Morro da Mineira é primeiro do mundo com tecnologia de energia renovável (Foto: Divulgação)Campo no Morro da Mineira é primeiro do mundo com tecnologia de energia renovável (Foto: Divulgação)
Implantada pela primeira vez no Brasil, a tecnologia é inovadora e pioneira em campos de futebol no mundo. As placas subterrâneas têm sensores para captar toda a energia cinética que é produzida pelos movimentos dos jogadores durante as partidas. Depois, realizam a conversão dela em energia elétrica.
Crianças que jogam bola no campo geram energia para iluminá-lo (Foto: Divulgação)Crianças que jogam bola no campo geram energia para iluminá-lo (Foto: Divulgação)
Além disso, forma instalados painéis solares na lateral do campo para captar também a energia do Sol. Unindo estas duas fontes, é formada uma eletricidade renovável capaz de ser utilizada nos holofotes do campo da comunidade, sem precisar da energia elétrica tradicional.

Iluminação é feita a partir da energia capturada por movimentos e pelo Sol (Foto: Divulgação)Iluminação é feita a partir da energia capturada por movimentos e pelo Sol (Foto: Divulgação)
Lançado há algumas semanas no Morro da Mineira, o projeto do campo é, segundo a própria Shell, “só o primeiro passo”. A ideia da empresa é estimular a criação de mais soluções para que a sociedade realize um consumo de energia elétrica mais consciente e amigável para com o ambiente.

Aprenda a baixar livros grátis no Google Play

A Google Play Store, loja online de mídia para dispositivos Android, conta com uma sessão na qual os usuários podem buscar e baixar livros gratuitamente. O procedimento a seguir, ideal para quem gosta de ler em tablets e smartphones, é realizado de forma simples. Para saber como encontrar livros gratuitos no Google Play de seu dispositivo Android, veja este tutorial.

Passo 1. Na página principal da Google Play e toque em “Livros”. Em seguida, na barra de conteúdos, acesse a opção “Principais Gratuitos”;
Acessando a sessão de livros gratuitos na Google Play (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando a sessão de livros gratuitos na Google Play (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
Passo 2. Toque sobre o livro que deseja baixar. Feito isso, toque em “Adic. à Biblioteca”;
Iniciando o download de um livro gratuito disponível na Google Play (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Iniciando o download de um livro gratuito disponível na Google Play (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
Passo 3. Confirme o download do livro gratuito tocando em “Comprar”.
Confirmando o download do livro gratuito na Google Play (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Confirmando o download do livro gratuito na Google Play (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
Pronto. O arquivo será baixado e ficará disponível em seu dispositivo na sessão "Livros" de seu dispositivo Android.

Facebook adiciona opção esportiva para atualizações de status: exercising

O Facebook está testando em alguns perfis da rede social uma nova atualização de status chamada exercising. Através da ferramenta, os usuários poderão dizer se estão praticando uma das atividades físicas listadas. Entre elas estão: a prática do surfe, corrida, caminhada, natação e até mesmo yoga.
Facebook quer que você se exercite; veja nova atualização de status (Foto: Reprodução/Facebook)Facebook com atividades (Foto: Reprodução/Facebook)

Descoberta por um usuário da rede social por engano e enviada ao site All Facebook, a nova atualização de status cheia de atividades esportivas promete agradar as pessoas que praticam esportes de todos os tipos.

Por se tratar de um teste, apenas alguns internautas tiveram acesso à função, em inglês. Veja a lista de atividades que serão incluídas:

Ciclismo
Boxe
Escalada
Dança
Exercício físico
Golfe
Fazer uma trilha
Yoga
Corrida
Rafting
Running
Mergulho
Skateboarding
Patinação no gelo
Esqui
Paraquedismo
Snowboard
Surfe
Natação
Caminhada
Treinamento de peso
Facebook adiciona opção esportiva para atualizações de status: exercising (Foto: Reprodução/AllFacebook)Facebook adiciona opção esportiva para atualizações de status: exercising (Foto: Reprodução/ AllFacebook)
Normalmente, o Facebook não concede notas sobre os testes que realiza. No entanto, sabemos que eles podem demorar a funcionar para todos os usuários – como aconteceu com os testes do botão comprar. Recentemente, a rede social também liberou o uso de stickers nos comentários. Resta aguardar para saber quando a função entrará em funcionamento para todos e em português.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Apple leva iPhone 6 para 36 países neste mês, mas deixa Brasil de fora

O iPhone 6 e o iPhone 6 Plus seguem sem datas de lançamento oficiais no Brasil. A Apple anunciou, nesta segunda-feira (13), que os novos smartphones vão chegar no mês de outubro a mais 36 países, porém os brasileiros terão que esperar mais um pouco.

iPhone 6, nova versão do smartphone da Apple (Foto: Laura Malouf/TechTudo)iPhone 6, nova versão do smartphone da Apple (Foto: Laura Malouf/TechTudo)
Já disponível em 33 países, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus chegarão a um total de 69 regiões ao final deste mês. A Apple já planeja tê-los em mais de 115 locais até o final deste ano, tornando a disponibilização do novo aparelho a mais rápida da sua história. Provavelmente, o Brasil estará nesta lista.


Em outubro, os primeiros a receberem o gadget serão China, Índia e Mônaco, já no próximo dia 17. No dia 23, ele chega a Israel. No dia 24, a mais sete países, no dia 30 a mais dois e, fechando a lista, no dia 31, o maior lançamento, 23 regiões, como Croácia, Bósnia, Sérvia e Tailândia.
Os novos iPhones foram anunciados oficialmente pela Apple em 9 de setembro, e a comercialização deles começou uma semana depois nos EUA. O iPhone 6 tem uma tela de 4,7 polegadas e o iPhone 6 Plus conta com display de 5,5 polegadas, mas no geral as características deles não são muito diferentes.

Como 'descurtir' várias páginas ao mesmo tempo no Facebook; veja dica

Se você já está cadastrado há muito tempo no Facebook, provavelmente curtiu páginas da rede social no passado, que não refletem mais suas preferências atuais. Pode ser necessário fazer uma limpeza, mas não se preocupe: existe um aplicativo destinado exatamente a essa tarefa. Confira como dar um “dislike” em várias páginas ao mesmo tempo e limpar seu feed de notícias de posts indesejados.
Não curtir 1 (Foto: Pond5)Mega Dislike: Facebook Cleanser permite descurtir tudo em um rápido clique (Foto: Pond5)


Passo 1. Acesse a ferramenta Facebook Cleanser (likecleanse.com).
Aplicativo ajuda na hora de descurtir fanpages no Facebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Aplicativo ajuda na hora de descurtir fanpages no Facebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Conceda permissão para que o aplicativo acesse sua conta na rede social.
Conceda permissão ao aplicativo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Conceda permissão ao aplicativo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. Uma lista com todos as suas curtidas, incluindo a data em que você deu “like”, será exibida. Clique no botão “Like” para desativar e cancelar a assinatura do conteúdo da página (e dar unlike).
Lista prioriza curtidas antigas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Lista prioriza curtidas antigas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 4. (Opcional) No canto inferior direito, um contador mostra quantos “dislikes” você já deu em páginas que seguia. Clique em “Share” para compartilhar sua “limpeza de feed” com os amigos.
Quantidade de páginas descurtidas pode ser compartilhada com os amigos da rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Quantidade de páginas 'descurtidas' pode ser compartilhada com os amigos da rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Agora, basta conferir de novo seu feed e verificar se o conteúdo postado pelas páginas descartadas não está mais sendo exibido. O Facebook Cleanser pode exibir uma quantidade reduzida de páginas para alguns usuários, o que requer acessá-lo algumas vezes para limpar um grande número de páginas.
Dependendo da sua disposição para limpar páginas indesejáveis do feed, o esforço pode valer a pena.

Mulher de 114 anos precisa mentir idade para criar uma conta no Facebook

Em polêmica semelhante a dos nomes no Facebook, a moradora mais velha do estado de Minnesota, nos Estados Unidos, Anna Stoehr se envolveu em uma nova história sobre a rede social. A vovó teve que mentir a idade para entrar no Facebook por "motivos técnicos". A senhora de 114 anos disse ter "apenas" 99, ao perceber que a opção mais antiga de data de nascimento na rede social era o ano de 1905 - isto é, a maior idade possível a ser declarada seria no máximo 109 anos, cinco anos a menos.

Anna Stoehr e o amigo Joseph Ramireza (Foto: Jonathan Malat/Kare TV)Anna Stoehr com seu iPad e o amigo Joseph Ramireza (Foto: Jonathan Malat/Kare TV)
O ingresso de Anna no mundo virtual foi motivado por uma recente amizade. O nome do responsável é Joseph Ramireza, representante de vendas da operadora de telefonia americana Verizon. Ele ficou interessado em conhece-la depois de vender um smartphone da Apple para seu filho, Harlan Stoehr.
“Quando vendi o iPhone e ele estava falando sobre sua mãe. Então me dei conta de que Harlan era um ‘jovem’ de 85 anos e fiquei atônito”, contou Joseph, que emendou a pergunta: “Quantos anos tem a sua mãe?”. A resposta – que Anna, nascida em 1900, estava se aproximando de seu 114º aniversário – foi suficiente para que o vendedor quisesse vê-la pessoalmente.

O espanto com a idade de Anna não é para menos. Ela é a sétima pessoa mais velha dos Estados Unidos, de acordo com uma instituição que mapeia centenários no país. Quando nasceu, sua casa sequer tinha luz elétrica. Hoje, no entanto, a tecnologia está muito presente em sua vida.

É com o gadget que o novo amigo ensina a idosa a usar o Google e acessar o e-mail. Também foi Joseph quem ajudou Anna a escrever uma carta a Mark Zuckerberg, quando percebeu que o Facebook não reconhecia sua data de nascimento correta. “Eu ainda estou aqui”, Anna ditou.
O interesse da idosa por tecnologia não surpreende seu filho. “Esta é uma característica da minha mãe, ela tem sido curiosa sobre tudo, durante toda sua vida e continua a ser assim”, conta Harlan.
O Facebook, porém, permanece mostrando como data mais antiga de nascimento o ano de 1905. Anna Stoehr celebra seu 114 aniversário nesta quarta-feira (15), em Minnesota.
Facebook mostra como data de nascimento mais antiga o ano de 1905 em perfis (Foto: Reprodução/Facebook)Facebook mostra como data de nascimento mais antiga o ano de 1905 em perfis (Foto: Reprodução/Facebook)

Samsung cria tecnologia que multiplica por 5 velocidade atual do Wi-Fi

A Samsung está pronta para lançar uma nova categoria de conexão Wi-Fi, padrão 802.11ad, a partir de 2015. Graças a uma tecnologia que torna o sinal capaz de contornar barreiras físicas e eliminar interferências, a fabricante coreana promete embutir modens Wi-Fi em seus dispositivos com velocidades que podem chegar a 4,6 Gbps. O número é cinco vezes maior do que o alcançado pela tecnologia atual.

Nova tecnologia WiFi da Samsung promete conexão acima dos 4 Gbps (Foto: Divulgação) (Foto: Nova tecnologia WiFi da Samsung promete conexão acima dos 4 Gbps (Foto: Divulgação))Nova tecnologia Wi-Fi da Samsung promete conexão acima dos 4 Gbps (Foto: Divulgação)

A velocidade permitida pela tecnologia seria capaz de transferir filmes de 1 GB em apenas três segundos entre dispositivos conectados à mesma rede. Além disso, a novidade também possibilita streaming de alta qualidade entre um media center e uma TV conectada.
“Ao contrário das tecnologias de 2,4 GHz e 5 GHz existentes, o padrão Wi-Fi 802.11ad de 60 GHz da Samsung mantém a velocidade máxima, eliminando a interferência de mesmo canal, independentemente do número de aparelhos que utilizam a rede”, informou comunicado oficial da companhia.

A façanha é realizada por um conjunto de antenas especiais, que ignoram obstáculos como paredes e portas para manter o sinal de alta velocidade ativo. O mesmo se faz com uma rede onde há vários computadores conectados. Enquanto sinais atuais de alta velocidade tendem a perder qualidade enquanto são compartilhados nos mesmos canais, a nova tecnologia da Samsung pretende manter tudo inalterado a 60 GHz.

A Samsung pretende integrar sua nova tecnologia Wi-Fi em diversos produtos, incluindo dispositivos audiovisuais, médicos e equipamentos de telecomunicações. Mas, primeiro, a faixa dos 60 GHz precisa ser licenciada para uso comercial, o que só deverá ocorrer nos Estados Unidos, na Europa e em parte da Ásia em 2015. Ainda não há previsão para o Brasil.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Drone desmontável e portátil faz imagens aéreas com câmeras como GoPro

PlexiDrone é um drone que pode ser carregado na mochila por conta de suas peças desmontáveis. Ele foi feito para registrar vídeos aéreos e tirar fotos panorâmicas. O aparelho apresenta suporte para instalação de filmadoras e câmeras fotográficas, incluindo a GoPro. O drone é controlável por tablet ou smartphones com sistemas iOS ou Android. O produto se trata ainda de um projeto de financiamento coletivo, que já atingiu mais da metade de sua meta até a publicação desta matéria.

PlexiDrone é robô aéreo para carregar a sua GoPro (Foto: Divulgação)PlexiDrone é robô aéreo com suporte para câmeras como GoPro (Foto: Divulgação)
O aeromodelo tem encaixe para modelos de câmera como GoPro Hero3 ou as mini DSLR da Sony e pode ser guardado em uma mochila própria, a Plexi-Pack. O robô aéreo também dispõe de sensores para se desviar de obstáculos. Ele pode registrar imagens em 360 graus e seguir o usuário via GPS.
A mochila Plexi-Pack, do PlexiDrone, que serve para guardar o robô (Foto: Divulgação)A mochila Plexi-Pack, do PlexiDrone, serve para guardar o aeromodelo (Foto: Divulgação)
A Plexi-Pack pode ser customizada pelo cliente. A mochila tem compartimentos para guardar o drone desmontado e os acessórios. O preço final do equipamento é US$ 699 (R$ 1,7 mil, em conversão direta) pelo modelo Starter e US$ 769 (R$ 1,8 mil, sem impostos) pelo Pro, que vem com um estabilizador para a câmera.
Sistema de entregas realizadas por drones por dar certo? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.
Plexidrone equipado com câmera (Foto: Divulgação)PlexiDrone montado e equipado com câmera (Foto: Divulgação)
O PlexiDrone foi desenvolvido por seis pessoas da startup DreamQuii de Toronto, no Canadá. O aparelho tem previsão de ser entregue em março de 2015, caso o projeto consiga bater o seu objetivo de arrecadar US$ 100 mil (R$ 246 mil) até 15 de novembro.
Via Indiegogo e Digital Trends

Como saber se um amigo te bloqueou no WhatsApp?

O WhatsApp permite ao usuário que bloqueie um contato, caso não queira interagir com ele. E isso é muito comum no app. Mas há uma dica para descobrir se aquele amigo que você desconfia ter te bloqueado, de fato tenha feito essa ação. Siga nosso passo a passo e tenha essa confirmação.

Passo 1. Entre em um grupo do app do que você seja administrador (caso não seja administrador de nenhum dos grupos que participa, você terá que criar um novo grupo no WhatsApp);
Passo 2. Clique sobre o botão de acesso às informações do grupo;
Atalho para as informações do grupo no WhatsApp (Foto: Reprodução/LíviaDâmaso)Atalho para as informações do grupo no WhatsApp (Foto: Reprodução/LíviaDâmaso)
Passo 3. Selecione "Adicionar participante";
Adicionando um participante no grupo no WhatsApp (Foto: Reprodução/LíviaDâmaso)Adicionando um participante no grupo no WhatsApp (Foto: Reprodução/LíviaDâmaso)
Passo 4. Selecione o amigo que você desconfia que te bloqueou no mensageiro;
Selecionando contato para adicionar como participante no grupo no WhatsApp (Foto: Reprodução/LíviaDâmaso)Selecionando contato para adicionar como participante no grupo no WhatsApp (Foto: Reprodução/LíviaDâmaso)
Passo 5. Clique em "OK";
Confirmando a inclusão de um novo participante no grupo do WhatsApp (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Confirmando a inclusão de um novo participante no grupo do WhatsApp (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)
Se sua desconfiança for verdade, parecerá uma mensagem de erro dizendo que você não está autorizado a adicionar este participante no grupo.
Mensagem de erro ao tentar adicionar um amigo no grupo do WhatsApp (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Mensagem de erro ao tentar adicionar um amigo no grupo do WhatsApp (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)
Assim, você sempre poderá ter certeza se foi ou não bloqueado por algum amigo no aplicativo.

WhatsApp: baixe fotos e vídeos apenas pelo Wi-Fi e economize 3G

Uma função no WhatsApp pode ajudar os usuários de dispositivos Android a economizar seu plano de dados 3G e 4G da operadora. A configuração, acessível diretamente nas opções de conversa, permite limitar o download automático de mídia apenas para conexões Wi-Fi. Para saber como realizar o procedimento em seu aparelho com Android, veja as dicas neste tutorial.

Como limitar o download automático de mídia no WhatsApp para redes Wi-FI? (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Como limitar o download automático de mídia no WhatsApp para redes Wi-FI? (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
Passo 1. Na janela de conversas do WhatsApp, acesse as "Configurações" do aplicativo. Em seguida, toque em “Opções de conversa”;
Acessando as opções de conversa no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando as opções de conversa no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
Passo 2. Acesse “Quando utilizar rede de dados”, desmarque todos as opções e toque em “OK”;
Desativando o download automático de mídia na rede de dados no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Desativando o download automático de mídia na rede de dados no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
Passo 3. Volte a tela de "Download Automático de Mídia" e acesse “Quando conectado ao Wi-Fi". Feito isso, marque todas as opções de mídia e toque em “OK”.
Ativando o download automático de mídia apenas em redes Wi-Fi no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Ativando o download automático de mídia apenas em redes Wi-Fi no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
Pronto. Os arquivos de mídia enviados só poderão ser baixados quando você estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Lançamento do novo iPad: Apple confirma evento e promete mais novidades

O iPad Air 2 pode estar próximo. A Apple acaba de confirmar o lançamento por meio de um convite enviado à imprensa nesta quarta-feira (8). O evento está marcado para o dia 16 de outubro às 10h em Cupertino, Califórnia (14h horário de Brasília). Segundo rumores, além do iPad, estão previstos um novo iMac e a liberação da versão final do OS X Yosemite.

Lançamento do novo iPad será no dia 16 de outubro (Foto: Divulgação/Apple)Lançamento do novo iPad será no dia 16 de outubro (Foto: Divulgação/Apple)

No convite divulgado, a Apple afirma que "já passou tempo demais", em tradução livre. De acordo com o site Re/Code, a empresa de Tim Cook teria reservado este evento para lançar o novo iPad Air, a versão final do OS X Yosemite e um iMac com tela de retina.
Tudo indica que o iPad Air 2 será ainda mais fino que seu antecessor. De acordo fontes ouvidas pelo site The Michael Report, o novo gadget da Apple será anunciado como o “tablet mais fino do mundo”. Possivelmente, ele terá 7 mm de espessura, ou seja, 5 mm a menos que a versão anterior. É importante ressaltar, entretanto, que o Galaxy Tab S, da Samsung, continua sendo mais fino, com 6,6 mm de espessura.
Além do tamanho, uma melhoria significativa será a câmera: o iPad anterior tinha 5 megapixels, o novo terá 8 megapixels. Supostamente, o dispositivo deve seguir a linha de novidades do iPhone 6 e iPhone 6 Plus, como a realização de pagamentos via Apple Pay. Outra adição aguardada é o suporte ao Touch ID no botão “Home” para desbloqueio.
iPadAir-1 (Foto: TechTudo)Novo iPad Air deverá ser 5 mm mais fino e ganhar câmera de 8 megapixels (Foto: Thiago Barros/TechTudo)
São esperados ainda o chip A8 e 2 GB de RAM e mudanças no armazenamento. É possível que a empresa pare de fabricar modelos com 16 GB, disponibilizando o aparelho somente em versões de 32 GB, 64 GB e 128 GB. Já no quesito design do tablet, não há muitas novidades: apenas uma versão dourada poderá surpreender.
A primeira geração do iPad Air foi lançada em 2013 também em outubro, e chegou ao Brasil em dezembro de 2013. O prazo indica que o segundo modelo poderá estar disponível nas prateleiras a tempo para as compras de Natal. Se o preço praticado pelo iPad Air 2 seguir seu antecessor, ele deverá ser vendido por a partir de R$ 1749.

Vale lembrar que a Apple conseguiu reduzir o preço de fabricação do iPad Air no último ano em 6%, porém não repassou o desconto aos consumidores no preço final do gadget. Caso a empresa de Tim Cook tenha conseguido a mesma façanha em um aparelho ainda mais fino, não será surpresa se o preço se mantiver o mesmo, sem qualquer abatimento.
O novo iMac também pode ser apresentado durante o evento. Espera-se que o computador ganhe um upgrade na tela para chegar, finalmente, à resolução Retina, como no Macbook Pro. O último anúncio aguardado é a versão final do OS X 10.10, conhecido como OS X Yosemite. Caso seja lançado e saia da versão Beta, o sistema poderá ser disponibilizado para download em Macbooks e iMacs no mesmo dia do evento.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Toca 'mágica' faz usuário dormir bem e rapidamente a partir de sensores

Sleep Shepherd é uma toca inteligente para usuário colocá-la quando for dormir que promete dar um fim à insônia. O acessório é composto por sensores que tentam melhorar qualidade da noite de sono. Por enquanto, o produto busca financiamento no site de crowdfunding Kickstarter. O projeto, criado por um grupo de desenvolvedores canadenses, utiliza uma tecnologia capaz de interagir diretamente com o cérebro do usuário. De acordo com um médico de Hardward, é "a mais significante inovação livre de droga em anos".

Toca promete noites de sono perfeitas (Foto: Divulgação)Toca promete noites de sono perfeitas (Foto: Divulgação)
A toca monitora a atividade cerebral e emite pulsos que estimulam o sono. Além disso, o acessório "mágico" faz com que o usuário esqueça possíveis pensamentos que o impeçam de descansar. A tecnologia usada se chama Virtual Hammock. Ela ganha esse nome porque gera a sensação de estar deitado e balançando em uma rede.
Os pulsos diminuem a frequência das ondas do cérebro, até que o usuário caia, enfim, no sono. Se a pessoa apresentar algum sinal de que acordará no meio da noite, o aparelho volta a agir. E o trabalho não acaba por aí. Os produtores garantem que ela despertará o usuário quando ele realmente desejar.
Produto busca fundos no Kickstarter (Foto: Divulgação)Produto busca fundos pelo site de financiamento coletivo Kickstarter (Foto: Divulgação)
Não há detalhes sobre os sensores usados e nem como as análises são realizadas. Outra informação importante não revelada é como é feita a programação para acordar. Possivelmente, um aplicativo para celular pode ser envolvido na operação.
Arrecadação vai bem no Kickstarter
A Sleep Shepherd tenta arrecadar US$ 50 mil (aproximadamente R$ 125 mil em conversão direta) no Kickstarter. Em três dias de lançamento do projeto, ele já havia conseguido cerca de US$ 20 mil (R$ 50 mil) em 195 doações, com as primeiras 100 unidades pelo preço promocional de US$ 99 (R$ 247) cada, esgotadas. Agora, a toca custa US$ 119 (R$ 297).
Há diferentes estimativas sobre à venda do produto em lojas, e os primeiros consumidores têm a vantagem de recebê-lo em janeiro do ano que vem, caso o objetivo financeiro seja atingido. Infelizmente, os desenvolvedores não disponibilizaram a toca "high-tech" para entregas fora dos Estados Unidos. Só nos resta torcer para que ela seja um sucesso e venha para o Brasil no futuro.

Vazam supostos prints de tela do sistema de pagamentos do Facebook

O Facebook está pronto para lançar um sistema de pagamentos móveis entre usuários da rede por meio do aplicativo Facebook Messenger. Foram vazados supostos prints de tela por um programador que conseguiu “desbloquear” a funcionalidade, já embarcada no código-fonte do app para iOS. O recurso teria sido utilizado por ele para enviar dinheiro aos amigos; veja os screenshots feitos no app.

Face Bolso Cell (Foto: Reprodução/Pond5)Facebook se prepara para lançar pagamento pelo Messenger (Foto: Reprodução/Pond5)
O estudante de ciência da computação da universidade Stanford e responsável pelo hack, Andrew Aude, usou um iPhone com jailbreak e a ferramenta Cycript para quebrar a proteção do código escondido no aplicativo para iOS. O recurso deverá funcionar dentro de uma janela de chat do Messenger, de modo a enviar pagamentos da mesma forma que se enviam fotos ou gravações de voz.

Desde que o usuário já tenha cadastrado cartões de crédito e débito na sua conta de forma privada, o sistema de pagamentos do Facebook só deverá requerer que o usuário defina o valor a ser transferido e toque em um botão. Nos testes realizados, Aude também descreveu uma espécie de código gerado pelo aplicativo para autenticar a transação feita via celular. Aparentemente, nada seria publicado no perfil do usuário no processo.
Novidade esperada
Mark Zuckerberg já havia sinalizado para investidores seu interesse no mercado de pagamentos, inclusive relacionando-o com o aplicativo Facebook Messenger. A descoberta da funcionalidade já pré-instalada no programa, portanto, ganha um caráter de confirmação com os novos screenshots.
Hacker descobre função de pagamentos escondida no app Messenger do Facebook (Foto: Reprodução/TechCrunch)Hacker descobre função de pagamentos escondida no app Messenger do Facebook (Foto: Reprodução/TechCrunch)
O primeiro passo poderá ser a liberação do serviço com o aplicativo, ganhando um espaço no mercado de pagamentos, inclusive sem cobrar taxas dos usuários do Facebook Messenger. O que poderia encorajar a adoção do app em detrimento de alternativas mais populares atualmente, como Snapchat e WhatsApp. Mas, ao menos inicialmente, só pagamentos com a função débito poderão estar disponíveis, de acordo com os testes feitor por Aude no iPhone.

Vale também lembrar que os rumores sobre um sistema de pagamentos do Facebook também dão conta de um botão "Comprar" dedicado embutido em anúncios no feed de notícias, cujo lançamento pode estar condicionado ao sucesso do mecanismo de transferência de dinheiro entre usuários individuais. Afinal, só o que parece faltar é um anúncio oficial.

GPS falso: veja cinco funções curiosas para alterar a localização

Os aparelhos Android têm alguns aplicativos, como o Fake GPS, que altera a localização do usuário. Assim, é possível fazer check-in no Facebook, Instagram e Foursquare em qualquer lugar do mundo. Além disso, os apps também permitem visualizar perfis de qualquer lugar do mundo no Tinder e no WeChat. Veja essa lista com cinco coisas curiosas para fazer com a funcionalidade.

App Fake Location permite falsificar a localização do GPS no Android (Foto: Divulgação)Fake GPS altera localização do GPS em aparelhos Android (Foto: Divulgação)
1. Alterar localização do Facebook
Se a localização do seu aparelho estiver habilitada, o chat do Facebook a envia para a pessoa com quem você está conversando, certo? Pois então: você pode simplesmente desativar a função nas configurações, mas se você estiver mentindo para alguém e precisar de um álibe, uma possibilidade é usar um desses apps ge GPS fake. Seu contato pensará que você está no local escolhido, e não onde realmente está. Não é uma atitude louvável, mas o recurso está aí para quem quiser usar.
Como marcar mensagens como não lidas no Facebook Messenger? (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Como marcar mensagens como não lidas no Facebook Messenger? (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Fake GPS permite alterar localização no Facebook (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
2. Fazer check-in
Redes sociais como Instagram, Foursquare e Facebook oferecem a possibilidade de fazer check-in em estabelecimentos. Com o Fake GPS, é possível fingir que está qualquer lugar, esteja você interessado em ganhar likes dos amigos ou conseguir promoções que algumas empresas promovem ao fazer check-in nelas.
3. Fingir que está em outro país
Se você quer que todo mundo pense que está viajando pelos quatro cantos do mundo, o GPS falso pode proporcionar isso. Com ele você vai poder alterar sua localização em posts, fotos e vídeos do Facebook como se estivesse em outro lugar. Mas cuidado para não estragar a mentira com uma edição do tipo “photoshop disaster”.
GPS falso permite alterar localização em posts do Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)GPS falso permite alterar localização em posts do Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
4. Usar com Google Now
Uma finalidade bem mais nobre – e com utilidade prática – é usar o serviço de localização falsa no Google Now. O serviço exibe cards com informações sobre lugares, como clima, trânsito e notícias. Se você estiver planejando uma viagem, por exemplo, pode simular estar no local e ter uma prévia em tempo real do que está acontecendo por lá.

5. Falar no Tinder e WeChat
Redes sociais como Tinder e WeChat se baseiam na localização dos usuários para entregar determinadas funcionalidades. Instalando apps de GPS fake, é possível ver perfis de qualquer lugar do mundo. Isso pode ser usado, por exemplo, para descobrir pessoas de outros países ou tirar a curiosidade sobre o aplicativo sem correr o risco de esbarrar com algum conhecido na rua.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Vestido impresso em 3D funciona com chip Edison da Intel e tem sensores

A designer Anouk Wipprecht criou um vestido feito a partir de impressora 3D e equipado com o microcomputador Edison, da Intel. A roupa inteligente capta sinapses cerebrais do usuário para reunir suas informações biológicas e batimentos cardíacos. Ela ainda detecta a presença de pessoas próximas. Os desenvolvedores querem que, futuramente, essa tecnologia vestível se conecte à Internet, para que possa transferir os dados corporais.

Vestido 3D lê neurônios no seu cérebro (Foto: Divulgação)Vestido impresso em 3D pode 'ler' neurônios do usuário (Foto: Divulgação)

O vestido é ornamentado com luzes de LED de 140 Watts, que acendem de acordo com a atividade cerebral do usuário. As luzes ficam acesas quando outra pessoa estiver muito próxima da outra e também pode ser um sinal para afastar presenças indesejadas. Além disso, caso o usuário tenha mais de 80% de atenção em algo ou alguém, uma câmera interna registra uma foto do que é observado.
Vestido 3D desmontado (Foto: Divulgação)Vestido inteligente em sua versão desmontada (Foto: Divulgação)


A vestimenta apresenta uma fiação interna para seu funcionamento, mas o seu segredo é o microcomputador Edison, que tem o tamanho de um cartão SD. Sua minúscula estrutura permite conectar o vestido com robôs e drones, que, segundo seus criadores, poderiam ser controlados pela mente.

As luzes do vestido podem afastar presenças indesejadas (Foto: Divulgação)As luzes do vestido podem afastar presenças indesejadas (Foto: Divulgação)
A designer Anouk Wipprecht não anunciou quando o modelo estará disponível para o grande público. A roupa futurística foi exibida durante a Intel Development Forum 2014 (IDF), que ocorreu no começo de setembro.

É gol! Bola de futebol gera energia elétrica em partidas e abastece casas

A Soccket é uma bola de futebol que consegue transformar energia cinética em elétrica enquanto rola. A invenção "high-tech" é uma espécie de pequeno gerador que pode ajudar as regiões mais distantes e necessitadas do planeta por meio da diversão e do esporte. Trinta minutos de jogo geram energia suficiente para manter acesa uma lâmpada LED por três horas, que pode ser usada para iluminar ambientes durante boa parte da noite.

Soccket, a bola que gera energia elétrica durante partida de futebol (Foto: Divulgação)Soccket, a bola que gera energia elétrica durante partida de futebol (Foto: Divulgação)
A "mágica" acontece graças a um pêndulo de zinco, responsável por captar energia do movimento. Ele roda um gerador conectado a uma bateria Li-on, que armazena a carga. A carcaça da bola é composta por plástico e espuma EVA reciclável. As engrenagens internas fazem com que ela pese cerca de 30 gramas a mais do que uma bola convencional.

O invento usa tecnologia patenteada pela Uncharted Play, empresa criada em 2011 pela idealizadora da Soccket, Jessica O. Matthews. A co-fundadora e CEO da companhia começou a pensar no assunto em 2008, quando conheceu Julia Silverman no curso de Ciências Sociais da Universidade de Harvard.
Ambas consideravam importante aproveitar a energia gasta durante uma partida de futebol de forma produtiva, especialmente porque o esporte é popular em muitos países pobres. Como não elas não tinham conhecimento em engenharia, as jovens desenvolveram o primeiro protótipo com a ajuda do laboratório da universidade. Durante um trabalho de classe, elas e mais duas amigas puderam dar o pontapé inicial para o projeto acontecer.
Crianças brincando com a Soccket no Lajão Esportivo Cultural, Rio de Janeiro, durante visita de Jessica Matthews ao Brasil (Foto: Divulgação)Crianças brincando com a Soccket no Rio de Janeiro, durante visita de Jessica ao Brasil (Foto: Divulgação)
A primeira versão da Soccket foi vendida em 2010 por meio do Kickstarter. O projeto arrecadou um pouco mais de US$ 92 mil – o objetivo era de US$ 75 mil. A campanha foi um sucesso e contou com apoio de nomes como Bill Gates e Ashton Kutcher, o que atraiu a atenção de investidores privados. Atualmente, a Uncharted Play distribui bolas em países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. Neste ano, a companhia esteve aqui durante a Copa do Mundo e visitou favelas e lugares com problemas de abastecimento elétrico.
A Soccket está em sua segunda geração e pode ser encomendada por US$ 99 (aproximadamente R$ 245, em conversão direta). Para cada produto comprado, outro é doado a uma criança de países da África e América do Sul. As encomendas podem ser feitas através do site da empresa e serão enviadas ainda neste ano.

Dia das Crianças ‘high-tech’: veja 10 sugestões de brinquedos eletrônicos

O Dia das Crianças vem aí e esta é a hora perfeita para comprar os presentes dos pequenos. Para você ficar por dentro do que há de melhor no mundo da tecnologia dedicado ao público infantil, o TechTudo reuniu 10 aparelhos tops. Tem de tudo, para crianças de todas as idades, meninos e meninas. Confira! É diversão garantida!

Até câmera vale entre os presentes high-tech para crianças (Foto: Divulgação/Coolpix)Até câmera vale entre os presentes high-tech para crianças (Foto: Divulgação/Coolpix)

1. Microfone Karaokê Portátil Barbie Intek
Este é um presente para meninas (Foto: Divulgação)Este é um presente para meninas (Foto: Divulgação/Intek)
O karaokê da boneca mais famosa do mundo é um presente que promete alegrar muitas meninas. Compatível com MP3, ele é recomendável para crianças a partir dos cinco anos. O aparelho portátil tem entrada para mp3, duas melodias pré-gravadas, três efeitos diferentes e amplificador alto-falante. Ao final da canção, a criança ainda ganha aplausos. Seu funcionamento é à pilha e o preço varia entre R$ 150 e R$ 250.
Este é só uns produtos da Intek exclusivos para as meninas. Para as fãs da Barbie, a empresa oferece uma caixa registradora e até um celular da boneca. Outra opção é o quadro mágico da Hello Kit.
2. iPod Shuffle
iPod Shuffle (Foto: Divulgação)Player da Apple pode agradar crianças (Foto: Divulgação/Apple)

Se sua criança é um pouco mais velha, o iPod Shuffle pode ser uma boa opção. Com oito opções de cores, ele agrada meninas e meninos, principalmente aqueles que gostam de consumir música digital. O minúsculo aparelho tem 2 GB e custa R$ 279 na loja oficial da Apple.
3. Game Disney Infinity
Heróis dos quadrinhos da Marvel estão em jogo da Disney (Foto: Divulgação)Heróis dos quadrinhos da Marvel estão em jogo da Disney (Foto: Divulgação)
O game Disney Infinity agrada principalmente aos meninos. Ele está disponível para PC, PlayStation 3 e Xbox 360 e apresenta personagens de filmes da Disney e super-heróis de filmes da Marvel, como Homem-Aranha, Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Viúva Negra e Guardiões da Galáxia. O jogo custa entre R$ 250 e R$ 300.
4. Karaokê Meu Primeiro Gradiente
Este é um brinquedo que foi sensação nos anos 80 (Foto: Divulgação)Brinquedo, que foi sensação nos anos 80, está de volta (Foto: Divulgação/Gradiente)
Sensação nos anos 1980, o Meu Primeiro Gradiente está de volta. A nova versão mais moderna do aparelho, que pode agradar meninos e meninas, traz rádio FM, gravador, efeitos de voz e até entrada para pen drive, que já vem com 8 cantigas infantis. Ele é compatível com arquivos mp3 e custa R$ 349.
5. Furby Boom
Furby é o bichinho de pelúcia que pode agradar crianças que gostam de eletrônicos (Foto: Divulgação)Furby é o bichinho de pelúcia que pode agradar crianças que gostam de eletrônicos (Foto: Divulgação)
Se você pensava que os Furbys eram exclusividades da geração dos anos 1990, está enganado. Os fofos e carismáticos bichinhos estão de volta, funcionando com quatro pilhas AA pequenas. O Furby Boom revive a febre da pelúcia lançada pela Hasbro, mas agora com integração para smartphones e tablets. É um brinquedo recomendável para crianças a partir de 6 anos e custa R$ 400, com diferentes opções de cores.
.
6. Nikon Coolpix S32
Nikon Coolpix S32 é a câmera resistente ideal para crianças (Foto: Divulgação)Nikon Coolpix S32 é a câmera resistente ideal para crianças (Foto: Divulgação)
Se o que a criança quer é uma câmera fotográfica, esse modelo da Nikon é ideal: é à prova d’água e pode fica imersa em até 10 metros, suporta quedas de 1,5 metro e resiste até a temperaturas de 10 graus negativos. O zoom do aparelho é de até três vezes e seu sensor é de 13,2 Megapixels. O preço varia entre R$ 430 e R$ 500.
7. Boneco de Buzz Lightyear
Buzz Lightyear do filme Toy Story é um boneco dos anos 90 que ainda é desejado hoje (Foto: Divulgação)Buzz Lightyear do filme Toy Story é um boneco dos anos 90 que ainda é desejado hoje (Foto: Divulgação)






O boneco do personagem Buzz Lightyear é uma opção de presente que não sai de moda. Funcionando com três pilhas AA, ele fala até 65 frases, acende luzes e apresenta asas retráteis. É um brinquedo desejado desde os anos 90, quando foi lançado o filme Toy Story, e se mantém ainda hoje no imaginário das crianças. Seu preço varia entre R$ 500 e R$ 550.
8. Nintendo 2DS
Este é o portátil atual mais simples da Nintendo (Foto: Divulgação)Este é o portátil atual mais simples da Nintendo (Foto: Divulgação)
Seu pequeno é fanático por games? Caso sim, essa é uma boa opção de presente portátil. O Nintendo 2DS é um aparelho simples, sem efeito 3D, mas que pode agradar por oferecer alguns dos jogos mais consagrados da Big N. O preço do aparelho gira em torno de R$ 400.
9. Nintendo 3DS XL
Nintendo ainda é uma marca favorita entre crianças, sobretudo em portáteis (Foto: Divulgação)Nintendo ainda é uma marca favorita entre crianças, sobretudo em portáteis (Foto: Divulgação)
Mas se você está disposto a gastar mais, escolha o Nintendo 3DS XL. O aparelho pode ser uma ótima opção, sendo possível jogar clássicos com mobilidade. A tela é maior do que a tela do 3DS original. Ele é um dos mais modernos do setor e seu preço oscila entre R$ 600 e R$ 1,1 mil. Seu filho gosta de Super Mario, Pokémon ou da franquia The Legend of Zelda? Então o presente com certeza vai agradar!
10. PlayStation 4
Um presente para as crianças e para toda família (Foto: Divulgação)Um presente para as crianças e para toda família (Foto: Divulgação)
Para fechar a lista, o PS4. Este não é um presente apenas para seus filhos, mas para toda a família. O PlayStation 4 é o console mais moderno da nova geração e receberá a maioria de seus jogos de ponta, como Batman Arkham Knight e Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, entre o final deste ano e o começo do ano que vem. O único problema é o seu preço, que varia entre R$ 1,5 mil e R$ 3 mil no Brasil, distante de ser acessível.